Porque gosto de Itamar Franco

 

A nação brasileira nutriu grandes esperanças com a chegada da Nova República em 1985, mas já começou mal quando o presidente eleito morreu sem tomar posse. De lá para cá a grande decepção do povo: em vez de uma democracia espetacular, tivemos escândalos de corrupção e o aumento assustador da violência com o crime organizado e a maior incidência de outros crimes. Sem segurança pública como pode um país ser feliz?

Os governantes também decepcionaram, para não dizer coisa pior. Mas houve exceção.

Durante o governo Temer, se bem me lembro, assisti um dos pronunciamentos indignados do jornalista José Luiz Datena pela Band. Reclamava ele com grande ênfase nas lambanças de presidentes mas ressaltou mais ou menos nesses termos: Itamar Franco foi o único que, só o que podem falar dele, é que subiu no palanque (no carnaval carioca) com a mulher sem calcinha.

Eu lembro bem desse episódio polêmico. Coitado do Itamar, como ele poderia saber? No entanto um vereador do Rio sugeriu o seu afastamento.

Não por isso, mas o deputado Jacques Wagner do PT (tinha que ser do PT) chegou a protocolar um pedido de impedimento. Isso não prosperou e a razão alegada era mais do que fútil, mas imaginem se na ocasião o país tivesse de passar por outro trauma como o do afastamento de Collor.

Itamar fez um governo tranquilo, humano, honesto e útil e saiu com grande popularidade. Infelizmente, os "do contra" fizeram o possível para que ele viesse a ser visto apenas como um excêntrico de topetinho.