FALANDO EM SANJOANÊS - SEMPRE-VIVA

“Semprivivêru, o di intêru.

Com pão nu bôrsu e sem dinhêru!”

Gênti, vô contá procês umas verdádi.

A sempriviva sêmpri foi um quebra gaio importânti pru pôvu di Sanjoão. É um dinherim abençuádu.

Os primêru compradô fôru sô Acióli Fernândis e sô Zeca di Lódi. Minha mãe falava qui ês era rícu purquê conseguia pagá tôdu múndu qui levava frô pá vendê.

Sô Acióli tinha ôtra casa, na rua di sô Joãozim di Olímpiu e Lulu Rumeu. Nessa casa ficava as arrumadêra, fazênu us pacóti bem arrumadim, qui era pra sô Acióli colocá nus caxóti e mandá pra fora.

Dipois, Sô Acióli e sô Zeca arrumáru ôtru depós’to na Rua di Báxu, ôndi sô Zeca di Ritinha, pai di Tum di Lionita, tinha um cinema.

O depós’to da Rua di Báxu era chei di sempriviva. Tinha sempriviva do chão inté o teiádu, era sempriviva prá sumi di vista.

Sô Acióli trôxe uma tar de Alzira, lá do Rii di Janêro, qui era prá insiná as arrumadêra arrumá us pacóti di sempriviva bem arrumadim. Sô Acióli chamô tamém a mininada pra trabaiá. A mininada punha a sempriviva nu sor di manhã cedim e panhava di tárdi pra guardá.

Êta têmpu bão! Com u dinherim no borso, a gênti curria pra venda di sô Jacinto Dario pra tomá garapa.

A coisa foi crescênu... crescênu... A sempriviva tomô um valô danádu e us compradô si murtipricô. Mi lêmbru di uma vez qui, chegânu nu Arto da Boa Vista, Zé Márciu di Tunícu Peçanha, montádu num caválu, já apariceu com dinhêru e aquelas balança piquinininha prá comprá a sempriviva. A gênti já chegava im casa com dinhêru. Era um têmpu di fartura!

As matutági dus panhadô di sempriviva era farinha com rapadura, farinha di mio com açuca, pão di sar, pão di dôce, fubá insuádu... Túdu arrumádu nu dia ântis, pois tôdu múndu saía di madrugada.

Num isquêçu dum dia qui Tião di Lulu Balaio inventô di acumpanhá meu pai pra panhá sempriviva. Ês fôru prus rúmu du Córgu Nôvo, passáru nu Tombadô di Sô Zé di Olária e saíru na serra du Mossorôngu. Será qui caminháru? Só sei qui Tião nunca mais quis acumpanhá meu pai!

Ântis era túdu livre cê pudia intrá im quarqué lugá e panhá sempriviva. Num tinha cêrca, num tinha dônu di sempriviva. Com a sempriviva valorizânu, cumeçáru cercá us câmpu. Cumeçô surgi umas marquerença. Mas, nóssu pôvu é um pôvu muitu religiôsu e cármu. Túdu si resorveu com pôcu têmpu.

Até Pá Românu, qui gostava dum dinherim, tamém foi pru mêsmu camínhu. Vênu qui a sempriviva dava dinhêru, arrendô um pedáçu dus Câmpu São Dumíngu. Cunhici uma pessoa qui arrendô lá. Era sô Derico.

Gênti, a sempriviva foi a natureza qui prantô. Num pidiu istêrcu, num pidiu pra moiá; só pidiu liberdádi pra cubri us câmpu di bunitêza!

Vô dexá aqui meus agradicimêntu pru sinhô Acióli Fernândis e pru sinhô Zeca di Lódi, us primêru compradô. Dipois vem Totôni di Béti, Mário Peçanha com Zé Márcio. Mais dipois ainda, Luiz di Genêsco e Ziquinha di Carlota. Minha mãe e Tia Dita gostava di vendê túdu qui panhava pra Luiz di Genêsco. Elas dizia qui êli pagava mió.

Se eu pudera ser Tistou, só por um dia,

meu dedinho a “Sempre-viva” eternizara.

Da Serra do Espinhaço a alegria,

essa flor de beleza pura e rara!

JUCA VIEIRA

IMPERATRIZ MA

04/07/2021

Juca Vieira
Enviado por Juca Vieira em 20/07/2023
Reeditado em 08/08/2023
Código do texto: T7841802
Classificação de conteúdo: seguro