O homem que tentou provar o impossível (provar que o errado é certo)

 

Zenão de Eleia foi um filósofo grego do século V antes de Cristo. Ele talvez tenha sido um dos precursores da "ditadura do relativismo" da qual nos alertou o Papa Bento XVI. Defendeu Zenão algo pior que a Terra Plana. Ele sustentou que o movimento não existe. Basicamente a argumentação de Zenão segue esta linha: para fazer a trajetória do ponto A ao ponto B você primeiro tem que chegar na metade dessa distância, ou seja o ponto C. Depois, para transpor essa distância terá de chegar na metade da mesma e assim por diante até o infinito porque não há distância indivisível. Você nunca conseguiria chegar.

Ele também usou o argumento da tartaruga 🐢. Coloque um corredor disputando corrida com ela, mas dê uma vantagem inicial à tartaruga. Quando o corredor alcançar o ponto em que ela estava, o réptil já terá andado um pouco mais. Quando o corredor chegar ao novo ponto dá-se a mesma coisa. Ele nunca alcançará a tartaruga, por mais infinitesimal que fique a distância entre ambos.

A conclusão é que o movimento é impossível, não passa de uma ilusão dos sentidos.

Pois um belo dia Zenão quis ensinar essa tese exdruxula ao seu escravo. Eu não sei se este enxergou o grau de idiotice da teoria do seu senhor, mas tudo indica que o servo em questão podia não ser um sábio ou um filósofo, mas sabia usar o bom senso. Ele deu essa resposta:

- Perdão, mestre, mas o movimento é possível, sim. Vede, eu ando!

E saiu andando pelo aposento.

 

(imagem da wiki)