O desafio de se conviver com a diferença

O desafio de se conviver com a diferença

A sociedade contextualizada em diversas civilizações reconhece e incentiva os vários tipos de manifestações culturais, políticas e religiosas no planeta. De pólo a pólo na terra convive-se com as mais diferentes formas de pensamento e comportamento individual e coletivo.

Embora tudo isso seja afirmações constatadas através de inúmeros canais científicos, existe um grande paradóxo neste quadro, que se visualiza através dos tempos e épocas.

Ao mesmo tempo que seres humanos toleram a existência da diversidade racial, em todo o tempo ouvimos noticias de ocorrências violentas que envolvem situações de racismo. Da mesma forma somos atacados todos os dias por noticias de situações que envolvem intolerância pela opção sexual de homens e mulheres no mundo inteiro.

Na historia da humanidade apenas um exemplo de força e perseverança e fé, foi capaz de vencer o desafio de se conviver com a diferença em todos os níveis imagináveis, Jesus Cristo conviveu com todos os tipos de homens e mulheres, transitou em todas as linhas filosóficas, políticas e religiosas. Respeitou e amou a todos e rompeu com todas as barreiras do tempo, permanecendo até hoje, a sua lição para se vencer todos os desafios.

O amor...

Adilson Ferreira Dos Santos

(Enem 2007)