A PSICOLOGIA E SUA FUNÇÃO CALEIDOSCÓPICA DE OBSERVAÇÃO HUMANA

Podemos dizer que a evolução do pensamento ocidental, tal qual o conhecemos hoje, iniciou-se com os antigos pensadores gregos, quando o Cosmos e as ideias gerais da formação da natureza tomavam suas indagações. Posteriormente, com o trio filosófico mais famoso da Humanidade, em linha cronológica, Sócrates, Platão e Aristóteles, o Homem passou a ser o centro desses questionamentos, suas observações voltaram-se para questões éticas, morais e civilizatórias. Cada vez mais o Homem foi sendo observado, e cada vez mais a fundo. A busca pelo entendimento de suas ações volta-se para um estudo mais íntimo e interno de seu funcionamento. No século XIX, o Homem observou a evolução maquinaria perpassando mais do que o próprio cenário social e industrial. O mundo passou a ser visto de modo mais automático, prático, rápido. Por conta disso, a ciência passou a exigir respostas igualmente mais práticas, não mais bebendo apenas de fontes filosóficas sem um suporte técnico, ou seja, sem comprovações científicas. É nesse momento em que a fisiologia e a neurofisiologia entram em cena para substituir as indagações filosóficas e dar suporte ao momento científico que estava abrindo caminho para a psicologia enquanto disciplina científica autônoma. Podemos dizer que o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano em suas mais variadas ações, em âmbito interno e externo ao mundo, e, além disso, é importante ressaltar que existem numerosas vertentes da psicologia. Psicologia vem de psique ( do grego ‘alma’) e logia (estudo), o que nos volta ao Homem. Tal qual um caleidoscópio, a psicologia possui combinações variadas de linhas para observar o Homem, seja em seu ambiente social, histórico ou cultural. Uma dessas linhas, por exemplo, é o Behaviorismo, mais especificamente o Behaviorismo radical, de Skinner. Ele refuta ideias ligadas ao subjetivismo e afirma que as atitudes humanas baseiam-se em uma engenharia comportamental. O conceito de condicionamento relaciona-se com a ideia de molde. Uma resposta é moldada através de reforços e estímulos. Ou seja, nossas atitudes têm um motivo. Estarei condicionada a apertar o botão de água gelada do bebedouro quando sentir sede e quiser essa água específica, pois sei que ao fazê-lo, obterei água gelada. E a aprendizagem está diretamente relacionada a isso, pois ela está atrelada a relação entre uma ação e seu efeito. É assim que aprendo, ao observar minha ação e o que isso acarreta, quais são meus resultados obtidos. O comportamento operante é isso, entendido como um método de aprendizagem baseado em punições e recompensas de acordo com suas atitudes comportamentais. Comportamento e consequência atuam no condicionamento operante. Um reforço positivo é aquele evento que aumenta a probabilidade da resposta que o produz. Tirei nota alta na prova e ganho um chocolate. Vou querer manter as notas, mesmo estando de dieta. Já o estímulo negativo é o evento que aumenta as chances de algo desagradável não acontecer. Por exemplo, varro a sala da minha casa (ação) para evitar que minha mãe brigue comigo, pois iremos receber visita. Como mencionado no início desse trabalho, a psicologia trabalha com muitas vertentes. Em contrapartida ao estruturalismo e mecanismo do Behaviorismo, temos a psicanálise, de Freud. Ele compreende que exista uma vida psíquica e se propõe a estuda-la através do método interpretativo. Pra ele, o inconsciente é a parte de nossa mente que armazena conteúdos reprimidos, nossos desejos mais primitivos, nossa energia sexual, a libido. É a parte inatingível de nossa mente. São três as instâncias apresentadas em sua teoria: o superego, que seria a camada mais externa do Homem, que representa os valores obtidos através da vida social e cultural. O intermédio entre esse e o ID (o inconsciente) é o ego, que apresenta características do superego mas também é tocado por efeitos do subconsciente. Freud ainda destacou, em meio às neuroses, a Transferência. Como o próprio sugere, é a ação de transportar algo, no caso, sentimentos e afetos de uma pessoa para outra. No caso professor/aluno essa transferência pode influenciar positivamente àqueles que transferem para a figura desse professor sentimentos bons que tinham por outras pessoas, pais ou avós, por exemplo. Esse processo é inconsciente e encontra solo fértil em ambientes abertos ao diálogo, onde o poder de expressão corre entre todas as partes. Considerando todos os fatos expostos até aqui, é importante ressaltar a importância do estudo dessas ciências para melhor compreender o Homem. Há lugar para o estruturalismo e para a interpretação, porque as pessoas não são iguais, logo, uma teoria universal não valeria para todos os habitantes do mundo. O Behaviorismo contribuiu para entendermos melhor o funcionamento através dos estímulos e respostas, reforços e punições, agradando pessoas mais práticas e estruturalistas. Já a psicanálise e seu método interpretativo chegaram de mãos dadas com o subconsciente e teorias de difícil aceitação na época, como a função sexual na infância, sendo a psicanálise mais dada às pessoas que gostam de buscar a fundo os mistérios da mente humana, vendo o superego, sentindo o ego e procurando o ID, na eterna busca humana, que é compreender o que é o Homem. Para os futuros professores, a compreensão dessas teorias é reforço positivo para trabalhar com outros seres humanos, especialmente no que se refere a transmitir e trocar conhecimento.

Luiza Kontz
Enviado por Luiza Kontz em 29/09/2021
Código do texto: T7352797
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.