Crise hídrica

A situação do Rio Paraná, segundo maior do país, está crítica e já provocou o aumento da tarifa de energia elétrica. Mas o que mais me incomoda é que só se fala na seca, na estiagem, não chove, precisamos que chova etc. Só falta trazerem alguns índios peles-vermelhas para fazerem a dança da chuva.
Ora bolas, é preciso reflorestar! É a floresta que regula o clima, que protege as nascentes! Thales Andrade já falou disso na novela infantil "A filha da floresta", obra lançada em 1919.
Não adianta culpar Bolsonaro. Ele tem culpa também, porém não mais que o jornal "O Globo", seu inimigo, que não faz campanha pelo reflorestamento, nem ele, nem a grande midia, nem os partidos de esquerda. E nem o tal do Macron, que fala mal do governo brasileiro quando deveria estar protegendo a Amazônia Francesa ou reflorestando a França. Praticamente ninguém fala em reflorestar. E o fenômeno é mundial, a omissão básica dos poderes que podem agir, inclusive a mídia que é um poder à parte.
Sabiam que a imensa floresta siberiana - a taiga - está sendo devastada pelas chamas? E que segundo se noticiou, aquele incêndio florestal é maior que todos os outros juntos? Putin tem algum programa urgente de reflorestamento?
A Greta Thunberg conta que, quando em criança se conscientizou da enormidade da crise ecológica e ambiental, ficou perplexa porque tal assunto não era o dominante na mídia, nos noticiários. E tanto ela está certa como a maior parte das pessoas não alcança a gravidade desta crise que só faz piorar. Já se fala no "Apocalipse ecológico".
Ela classificou em 2019 o Papa Francisco como o primeiro chefe de estado a apoiar essa luta, acrescentando com grande propriedade, "e isso é mais que importante". Agora eu soube que em breve a ONU promoverá uma conferência sobre a crise climática em Glasgow e que o Papa deverá ir. Se isto se confirmar será algo notável. Greta Thunberg também deverá ir, os dois irão se reencontrar, pois são aliados.
Mas o que farão os demais participantes? O recente relatório científico da ONU é tremendamente alarmante. Se excetuarmos Greta Thunberg, o Papa Francisco, o Dalai Lama e Arnold Schwarzenegger, quem mais está agindo? E quantos estão se omitindo?