Assédio moral: Características

1-Isolamento e recusa de comunicação

2-Fazer críticas em público

3-Remover para cargos inferior à sua formação.

4-Praticiar violência verbal ou física

5-Fazer circular boatos maldosos e calúnias sobre a pessoa.

6-Não lhe atribuir tarefas.

7-Cometer injúrias e ameaças.

8-Fiscalizar o horário de entrada e saída do trabalhador.

9-Perseguir o trabalhador em virtude da sua posição político-partidária e religiosa.

10-Sobrecarregar o empregado de tarefas, ignorar sua presença, espalhar rumores e vigiar de forma excessiva.

11-Fazer tortura psicológica com o intuito de acabar com sua dignidade e capacidade mental.

12-Trocar a fechadura do setor em que o empregado trabalha com o intuito de boicotar o seu trabalho.

13-Tirar do seu setor de trabalho armário e mesa do funcionário de forma abrupta sem dar acessos a seus pertences e matérias de trabalho.

14-Incetivar os colaborares mais próximos a desestabilizar psicologicamente o funcionário com mentiras a seu respeito e ameaçá-lo, inclusive de morte.

15-Divulgar entre seus subordinados e órgãos superiores o CID da doença do funcionário.

16-Produzir atas falsas com o objetivo de denegrir a imagem do funcionário.

17-Seguir o funcionário na rua e espioná-lo diante do domicilio.

18-Colocar senhas nos computadores da empresa para que o funcionário não tenha mais acesso a estes, mesmo tendo arquivos pessoas do funcionário em algum desses computadores.

19-Processar o funcionário por calunia e difamação sem prova alguma para que este tenha prejuízos financeiros e morais.

20-Fazer denúncias anônimas contra o funcionário totalmente improcedentes e criminosas.

21-Isolar fisicamente o colaborador para que não haja comunicação com os demais colegas.

22-Espalhar boatos oi dificultar a promoção.

23-Dar apelidos pejorativos ao funcionário.

24-Cortar parte do salário do funcionário sob justificativa de falta sem comprovação.

25- Retirar cargos e funções sem motivo justo.

26-Manipular informações, deixando de repassá-la com a devida antecedência.

27-A perseguição ao funcionário objetiva causa-lo síndrome do pânico, estresse, esgotamento físico e emocional, perda do significado no trabalho, suicídio, problemas familiares e isolamento.

28-Deixar o funcionário isolado em dinâmicas de grupo e evitar sua participação em reuniões da empresa.

29-Postar mensagens em redes sociais comemorando a suposta remoção do servidor.

30-Colocar os alunos e pais contra o funcionário em caso de instituição de ensino.

31-Impor ao colaborador atividades que vão contra o estatuto do servidor.

31-Agir em conclui com o seu superior para prejudicar de todas as formas o colaborador.

32-Encaminhar documento ao órgão superior denegrindo a imagem do colaborador com informações falsas e que o colaborador não serve para nada na empresa.

33-Excluir o servidor de ganhar brindes e materiais de trabalho enviados pelo órgão superior.

34- Boicotar o trabalho do colaborador jogando ao chão materiais do setor de trabalho e evitando que os colegas tenham acesso a este local.

35-Boicotar o acesso dos demais servidores às redes sociais da instituição administradas pelo funcionário perseguido.