Notícias falsas espalhadas pela esquerda

Nos últimos tempos muito se tem falado em notícias falsas. Esclareço antes que não faço uso desse estrangeirismo nojento "fake news", que infelizmente vem sendo largamente usado em todos os lados. Mas o fato é isso: a mídia, especialmente a Pornoglobo, quando fala em notícias falsas habitualmente é para fazer acusações, aliás muito vagas, ao governo de Jair Bolsonaro e a seus apoiadores.
E as notícias falsas, profusas e abundantes, originadas na esquerda?
Não faz muito tempo eu li (tem muita mentira da esquerda que ninguém me contou, eu constatei pessoalmente) um texto na internet cujo autor afirmava que Bolsonaro fugiu de todos os debates na campanha de 2018, não compareceu em nenhum. Ora essa, parece que pensam que a gente não tem memória. Bolsonaro foi nos debates eleitorais, eu sei porque assisti. Ele parou de ir porque levou a facada. Então por que essa mentira? Aliás mentira tem perna curta, já diz o velho ditado.
Isto não é caso isolado. Ao longo da minha vida flagrei inúmeras mentiras e calunias espalhadas pela esquerda. Lembro um fato recente: no último debate Fernando Haddad falou que Bolsonaro pretendia acabar com o décimo terceiro. O que realmente aconteceu foi isso: o presidente havia sido esfaqueado e estava entre a vida e a morte. O vice, General Mourão, assumiu provisoriamente. Então, numa infeliz entrevista, Mourão fez críticas ao decimo-terceiro, dizendo que o mês só tem doze meses. Ora, quando conseguiu falar Bolsonaro desmentiu o vice e lembrou (esse é o ponto) que o decimo-terceiro é cláusula pétrea da Constituição, não podendo ser tirado nem com PEC.
No meu entender isso liquidou a questão. Não vale portanto dizer que Bolsonaro só desmentiu o vice por tática, que Mourão falou antes do tempo já que ainda não haviam ganho a eleição etc. Tais suposições poderiam até ser feitas (mas suposição não é prova) se não fosse a referência a cláusula pétrea. A questão foi esclarecida totalmente, e não é possível que Haddad não soubesse.
A esquerda, portanto, espalha notícias falsas.