CONVOCAÇÃO NO CÉU

O grande Mestre, o Criador do céu, da terra, do mar, se preparava para finalizar a edificação do mundo, quando refletiu sobre a estação sombria, fria, desolada que seria o inverno! Havia Ele atribuído beleza sem igual para as outras estações, mas daquela, havia por certo, descuidado.

Ele, então, anunciou que naquela mesma tarde faria uma convocação, na qual, todas as árvores deveriam estar presentes.

Na hora marcada, lá estava o Criador e, naturalmente, as árvores.

O grande Deus abriu então a cerimônia:

___ O motivo deste encontro é que gostaria de saber de vocês em qual estalado escolhem florir!

Foi um alvoroço! As árvores se chacoalhavam e anunciavam as suas estações favoritas:

___ Na Primavera! Disseram algumas árvores em uníssono!

___ No Outono! Anunciou um grande grupo de árvores que se encontrava à esquerda d'Ele.

___ No Verão, gritaram agitadas o restante das árvores a Sua direita!

Deus deu uma pausa na reunião e perguntou: ___ Por que nenhuma de vocês escolhe o Inverno?

Outra vez agitação:

___ É muito frio!

___ Tem muita queimada!

___ É muito seco!

A essas alturas o Criador já se preparava iniciara as argumentações: Necessito de uma árvore corajosa, que seja forte o bastante para enfrentar o período do Inverno, para suportar a agressividade das queimadas e a brutalidade impiedosa das secas. Caso contrário, Terei uma estação inóspita.

Silêncio absoluto! Nem uma folha das árvores se mexia!

Deus pensou, nesse momento, ter ouvido uma voz.

___ No Inverno! Sussurrou uma pequena e desnutrida planta que nem poderia ser chamada de árvore, de tão pequena, tão frágil que era.

Surpresas, as árvores presentes na cerimônia se curvaram para ver de onde emergia aquele sussurro! Sufocada pelas grandes árvores a sua volta, o frágil vegetal se contorceu e aproximando do Criador, mirou o nos olhos: ___ No Inverno, Senhor! E nessa Estação que eu quero florescer.

Até mesmo Ele ficou surpreso com a coragem e disposição da plantinha, em se oferecer para as adversidades que certamente lhe roubariam a vida.

Deus estava extasiado! E com um sorriso de visível felicidade perguntou:

___ Qual é o seu nome minha filha?

___ Me chamo Ipê, Senhor!

E Deus anunciou:

___ Por atender tão prontamente ao meu pedido, com tanta coragem e determinação, lhe atribuirei características sua generis! Florescerás no Inverno e transformará essa estação num deslumbramento aos olhos de todos! Terás diferentes cores e textura e sua linhagem será gigantesca. Onde estiveres, em meio a belos jardins, na beira do caminho, no alto da colina ou isolada no meio do mato, serás tão bela que por todos será reverenciada! Não permitirei jamais que lhe confundam com outra árvore. Será única, ainda que de diversas cores!

E assim Deus atribuiu à árvore de Ipê as cores Amarelo, Amarelo do Brejo, Amarelo do Cerrado, Amarelo da Casca Lisa, Branco, Roxo, Roxo Bola, Roxo da Mata, Rosa, Púrpura.

E quanto ao Inverno, aquela estação inóspita que tanto preocupava o Criador! Ah, ela ganhou uma característica peculiar, encantadora, majestosa, pela qual todos esperamos com saudade quando ela termina.