O uso consciente da água

Para a existência de vida humana num planeta, necessita-se de água. A terra é abundante neste recurso. Parecendo então, ser ilusório falar que a água um dia acabe.

Tales de Mileto, filósofo pré-socrático acreditava que o " Arché" (o que dar origem a tudo) era a água. Sendo este recurso responsável e originador de toda espécie vivente, países com problemas de má distribuição e chuvas, porém com alto índice de água salgada, adotaram a desalinação por osmose reversa.

Prega-se um uso consciente da água, contudo não tão conscientecomo se pensa. Adeptos a este conceito, preocupam-se com a sua ação no mundo, não com a ação e consciência coletiva. Essa introduziria a água como recurso limitado devendo ser preservado.

O Brasil, nos últimos anos, enfrenta problemas relacionados aos recursos hídricos. As secas têm impulsionado regiões populosas como o sudeste e centro-Oeste a passarem por racionamento de água. A falta de chuvas em algumas regiões, bem como a não reutilização de água em suas diversas formas, são fatores que possibilitaram ainda mais a implementação desse grande racionamento.

Dado o exposto, para o uso consciente da água, medidas sócio-educativas devem ser tomadas. Os ministérios do meio ambiente, Cultura, educação e Fazenda, devem conjuntamente promover campanhas, sendo estas midiáticas,para alertar a população. Também criar uma multa ( com valor padrão e equivalente ao desperdício ) para punição dos que ignoram a gravidade da situação. Outra medida é manter por não tempo o racionamento de água, para que se mantenham os níveis dos reservatórios.

Rebeckah Campos
Enviado por Rebeckah Campos em 05/05/2017
Código do texto: T5990688
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.