* Momento Itajubense * 18/04/17 Depois de usina elétrica de lixo da Unifei , confirmada outra em Boa Esperança ///

- A Centrais Elétricas de Minas Gerais - Cemig - está participando de uma segunda instalação de uma usina elétrica a partir de lixo, em Boa Esperança (município da região do Lago de Furnas); além do projeto da Universidade Federal de Itajubá - Unifei - no bairro Pessegueiro de Itajubá, divulgado em primeira mão, em março, pelo Momento Itajubense.

Assim como a usina de Itajubá, a de Boa Esperança será instalada junto ao aterro sanitário da cidade aproveitando os resíduos recolhidos no município.

-- Esse é um projeto que usa a tecnologia de gaseificação, que é bastante diferente da incineração. A taxa de poluentes é muito baixa. É uma tecnologia que consegue dar destino para todos os resíduos sólidos e gerar energia elétrica. O lixo é um combustível para o nosso processo a partir de agora. Esse processo já foi validado em uma primeira fase em uma planta reduzida de um parceiro e agora vamos partir para uma fase de tentar uma escala maior, com volumeres maiores, se aproximando de um modelo real, com toda a dinâmica de coleta e catação de resíduos", diz Nélson Araújo dos Santos, gerente de pesquisa e desenvolvimento de Furnas - estatal da Cemig.

Professores e alunos da Unifei coordenam

projeto de produção de energia elétrica

a partir de lixo em Itajubá

- A usina elétrica experimental de lixo instalada por professores e alunos da Unifei, no bairro Pessegueiro, de Itajubá, já vem processando seus primeiros detritos e produzindo energia elétrica experimentalmente desde março.

O projeto - coordenado pelo doutor em Engenharia Elétrica, Angelo Rezeck - do Instituto de Sistemas Elétricos de Energia da - UNIFEI ; planeja a geração de energia elétrica também com gás obtido de lixo. Participam da pesquisa a Cemig e a empresa AG Therm.

Prefeituras

O protótipo da usina de lixo de Itajubá e outras cidades da região, como Paraisópolis, poderá depois ser adotada por qualquer outra prefeitura.

A instalação, no bairro Pessegueiro conta com exaustores e geradores produzidos no país pelas indústrias Lippel e Grupo Gerador A Syngas.

...............................................................................................

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 18/04/2017
Código do texto: T5974004
Classificação de conteúdo: seguro