Os meios de comunicação de massa

Os meios de comunicação de massa alienam a população, pois não possui letramento e aceita com muita facilidade o que esses meios transmitem, sendo que são transmitidas tanto as informações falsas, quanto as verdadeiras e a sociedade sem letramento, não dicerne o que é dito nas comunicações de massa, se é verdadeiro ou falso.

O processo de informação é dedicado às classes ricas, pois têm maior poder aquisitivo e garantem as suas transmições de produtos e de bens de consumo, como os empresários, em busca de lucro e de maior competitividade. Isso faz com que os meios de comunicação de massa continuem a ser praticados sem terem fim. O outro fator que contribui para que a comunicação de massa não tenha fim é a transmissão de culturas, o que disperta a atenção da população para o conhecimento sobre o cotidiano da sociedade pertencente àquela cultura que está sendo transmitida. Portanto, os meios de comunicação de massa não fazem com que as pessoas reflitam sobre a realidade vivida por elas, pelo fato delas demonstrarem um baixo grau de discernimento do que é verdadeiro, do que é falso e como solucionar os problemas pertinentes na sociedade veiculados pelas TVs, pelos rádios e pelos jornais.

Na Grécia Antiga, para discursar na praça pública, era preciso o homem ser ético e ter uma educação completa. Essa tática de transmissão de informações melhorava a consciência social de como melhorar os problemas vigentes na economia, na sociedade e na política da época. No entanto, essa estratégia de comunicação de massa deixou de ser efetuada a partir do momento que foram criadas as televisões e os rádios.

A diferença entre o discurso entre uma pessoa e o público e o discurso que as televisões veiculam para os telespectadores está na comunhão e no respeito às entidades culturais, pois é mais difícil esses aspectos de socialização da comunicação nos meios de comunicação do que no discurso público. Nesse aspecto, os meios de comunicação de massa contribuem para a alienação das pessoas.

A comunicação de massa circula bens e diminui o espaço e o tempo de transmissão das informações. Diante desse aspecto, deve priorizar a educação dos cidadãos nas escolas e nas outras instituições de ensino, disponibilizando livros de leitura que falem sobre a cultura e motivem os leitores a criticar ideologias que são transmitidas pelo processo de informação e o governo se encarregará de solucionar o problema de alienação de ideias na população. Essa solução deve ser feita para os cidadãos em geral para ganharem o cognitivo de solucionar os problemas vigentes no cotidiano. Por fim, as instituições de ensino vão garantir o funcionamento e o cumprimento da leitura dos livros na sociedade.

Fredson Soares
Enviado por Fredson Soares em 05/03/2017
Reeditado em 06/03/2017
Código do texto: T5931954
Classificação de conteúdo: seguro