MÃE

Passam dias, meses, séculos, milênios, mas alguns ranços persistem. Um deles é referente as mulheres; mulheres que trazem ao mundo novas vidas, sem apresentarem a certidão de casamento em mãos,sem possuírem o ''status'' de casadas.

Ainda no século que estamos presentes, existem uma grande parcela de pessoas que apontam olhares contorcidos, outros agem com indiferença nas palavras ditas ou escritas, muitos ás julgam inconsequentes em seus atos, muitos as privam de engatar novos relacionamentos, são em suma maioria condenadas.

Mas provavelmente alguns sofrem de uma amnesia passageira, os que a julgam integralmente culpada, até por que ''ninguém faz filho sozinho''; como diria minha avó.

No entanto quem fica exposto as severas criticas, chacotas, comentários e censuras das mais diversas qualificações, é a mulher.

Assim o substantivo ''mãe'' torna-se composto, mãe- solteira; enquanto que na mesma condição os pais em suma maioria saem ilesos de acusações, criticas e responsabilidades ( há exceções); afinal eles agem por instinto.

Por querer do destino disse o Papa: mãe é a que acolhe, carrega em seu ventre, cuida, dá conselhos, puxões de orelha, mãe é que se doa, é aquela que se transforma para defender o filho, mãe é aquela que esta presente, mesmos estando distante, é a que educa, e luta para ver o filho feliz.

Mãe é aquela que mesmo sofrendo com duras repreensões, trouxe alguém ao mundo; e faz o melhor de si para receber pequenos gestos de muito obrigado.

Pena que mesmo sendo mulheres tão fortes, para gerar um novo ser humano e cria-los sozinhas, ainda são vítimas de tantos preconceitos.

A sociedade necessita urgentemente rever alguns conceitos que, além de equivocados, trazem dor junto à vida de quem justamente precisa de apoio e de força para continuar. Existem mulheres que tomam para si a tarefa de serem mães, tenham ou não gerado a criança em seu ventre, assim como existem homens que assumem a responsabilidade sobre o filho, ao lado daqueles que fogem a qualquer coisa que lhes obrigue a crescer. Porque o estado civil das pessoas não diz absolutamente nada a respeito de seu caráter. E ponto.

Laura Tolentino
Enviado por Laura Tolentino em 21/02/2017
Código do texto: T5919690
Classificação de conteúdo: seguro