VENCER O MEDO É PRECISO...

Primeiro desafio...

Tanto meu como da empresa na qual assumi a posição de Coordenador da Qualidade, após a aprovação do meu currículos pelos fiscais da empresa de Petróleo e Gás, como também era a primeira obra da empresa que atuava em pavimentação de ruas e agora com a responsabilidade de construir uma tubulação de 26 polegadas de aço carbono da caldeira até o flare de expansão dos gases e queima dos mesmo no último estágio antes dos gases de combustão ainda não queimados possam ir para a atmosfera apenas como fuligem ou gás carbônico...

Assim me prontifiquei de estabelecer de acordo com as especificações do Cliente e por ser uma estatal a mesma as considera normas estabelecidas, visto que a própria entidade que cuida das normas vigentes no país não tem nenhuma norma especifica em Petróleo e Gás estabelecida, e de tal forma fizemos de acordo com a mesma os nossos procedimentos a serem vigentes para execução das obras...

Aquilo para mim era um desafio, afinal ser batizado logo de primeira viagem numa empresa sem experiência numa estatal e eu ainda sem nenhuma vivência em tais desafios, mas com a fiscalização que realmente não prejudicava mas apoiava as minhas idéias, fui melhorando a cada dia e aprendendo e implantando na empresa uma cultura da qualidade afim de que ela também fosse classificada para novos empreendimentos e ali começava a minha vida nessa loucura que é atuar em cima do fio da navalha... SE CORRER O BICHO PEGA... E SE NÃO CORRER O BICHO COME!!!!

Na nossa vida de trecho, ou de peão como denominamos somos apenas descartáveis, assim temos que estar atentos a tudo e a todos que a nossa existência depende dos resultados imediatos junto a empresa e qualquer indicação dos fiscais para um prêmio faz parte e faz jus de que estou a frente de um desafio que jamais pensei um dia estar presente, dando o meu melhor defendendo a camisa da minha empresa em prol de uma qualidade adequada ao uso...

Aquilo como desafio e como chovia demais na região e avaliando as condições de execução dos serviços, fui a busca de melhores informações quanto ao uso de produtos que poderiam ser usados mesmo em dias de chuva sem que isso fosse prejudicial a qualidade do produto executado e assim determinei junto ao nosso cliente que deveríamos especificar um consumível que aceitasse a umidade relativa do ar devido as chuvas e que não necessitasse de tanta proteção contra as intempéries e assim consegui desenvolver uma adequação ao uso que foi muito bem vinda, pois pudemos atuar mesmo com chuvas torrenciais a solda em campo...

Fui como sempre um dos profissionais que jamais aceito um não como resposta e vou tecnicamente a busca de justificativas técnicas que me permitam a utilização de tais materiais que nada prejudicam no resultado final na execução dos serviços...

Quando a fiscalização nos informou que estávamos no caminho certo e que em 180 dias de chuva em um ano, mesmo assim cumprimos o prazo de execução do nosso empreendimento e assim fomos indicados para o prêmio da qualidade, como se fosse o Oscar do empreendimento nessa empresa estatal de Petróleo e Gás...

Tivemos problemas com as demais empresas que não só atuavam de forma inadequada mas nos prejudicando e de tal forma que perante a lei e com a fiscalização atuante emitimos a nossa não aceitação dos métodos utilizados em pintura em tempo inapropriado e jateamento além da hora e que tal inspetor teria reprovado e o seu Gerente de Obras o demitiu devido tal documento ter sido emitido e o mesmo pegou tal documento todo dobrado como papel de lixo e veio pedir a minha ajuda, que prontamente em prol de uma obra com qualidade solicitei ao meus fiscal que o protegesse afinal estava zelando pela qualidade do produto do cliente e que o mesmo deveria ser readmitido para executar os serviços...

Mesmo assim tal Gerente como era tão teimoso e por acaso tão oriental quanto eu, mas inclusive peitou o cliente e continuou tal execução errada do processo de pintura do vaso, que ao final foi reprovado pelo inspetor e também pelo cliente que simplesmente mandou jatear tudo de novo e nova pintura a ser executada com a penalização dos custos de material e de demora seriam imputados a empresa contratada...

Foi assim que atuamos de forma digna de defensores do paradigma da QUALIDADE ASSEGURADA de que se FAZ CORRETO NA PRIMEIRA VEZ!!!! Evitando assim retrabalhos desnecessários futuros, ou até mesmo uma não aceitação do cliente final...

Somos os olhos do dono, ali no processo de trabalho em execução, mesmo que atuamos pela empresa que nos paga o nosso salário para que o trabalho seja feito com todo processo devidamente estabelecido e aprovado tanto pela nossa área de qualidade, bem como com a aprovação e certificação de nosso cliente...

Ali nessa minha primeira vez, foi o meu batismo de fogo, pois poderia por medo me calar... não dar o apoio a um inspetor de outra empresa demitido por falha interna de sua empresa e de seu comandante que ainda continuou atuando erradamente, mesmo se julgando acima das especificações do cliente se julgando um oriental e um descendente de SAMURAI, que disse a ele, que somos pagos pelos nossos serviços, e não somos heróis anônimos ou mesmo LEVA E TRAZ como muitos que existem por ai e que não tem a personalidade necessária nessa nossa área de atuação em ser INSPETORES DA QUALIDADE, COORDENADORES RESPONSÁVEIS PELA QUALIDADE ou GERENTE DA QUALIDADE ASSEGURADA ao Cliente final que é o dono do empreendimento e cabe a ele decidir quem merece as láureas de um bom serviço adequadamente executado...

Fomos atuantes, e conseguimos cumprir os prazos pre-estabelecidos e com chuvas torrenciais durante 180 dias pelo ano todo em que víamos nossos profissionais sob mal tempo atuando como realmente heróis anônimos que não tiveram medo de nada e conseguiram provar seu valor!!!