* Momento Itajubense * Boletim de 10/02/2017 - Mais dois macacos têm mortes confirmadas por febre febre amarela no Sul de Minas e outras nove são suspeitas em mais municípios da região / Avião faz pouso forçado com senador Aécio Neves / Show de graça

(Este boletim está sendo editado enquanto não é restabelecido o

Portal Momento Itajubense)

As mortes de macacos aconteceram em Lavras e Três Pontas,

o que significa que mosquitos portadores da doença

estão presentes em todo Sul de Minas

- A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou na tarde desta quinta-feira (9) mais duas mortes macacos de macacos por febre amarela no Sul de Minas, depois do primeiro em Poços de Caldas.

Além desses casos, relatório da Secretaria de Saúde aponta a possibilidade de mais dez macacos mortos pela doença em outras nove cidades da região. As mortes investigadas aconteceram em Varginha, Campestre, Claraval, Andradas, Caldas, Ibitiúra de Minas, Ouro Fino e Campanha.

Duas pessoas já morreram da doença em Delfinópolis, cidade vizinha a Alfenas.

A Prefeitura de Itajubá vem informando que está realizando uma campanha de vacina contra a febre amarela nos bairros rurais do município e que o medicamento está à disponível à população em todos seus postos de saúde, como o do Mercado Municipal - bairro São Vicente.

Avião com Aécio faz pouso forçado em Guarulhos

Primeiras notícias são de que senador e tripulação passam bem

Direto de São Paulo (capital), João Carlos Rodrigues

- Um pequeno avião alugado pelo PSDB fez um pouso forçado na noite desta quinta-feira (09), com o senador Aécio Neves, fora da pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, depois que o piloto se deu conta de que faltava o pneu de uma das rodas de aterrissagem do aeroplano.

O avião deveria descer no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (Capital), mas terminou pousando fora da pista no Aeroporto de Guarulhos, sem vítimas. O senador mineiro seguia para um encontro com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Elder Costa e Ivan Vilela se apresentam gratuitamente na Medicina

- Os músicos se apresentarão às 20h30, oito e meia da noite, deste sábado, dia 11 de fevereiro, no Anfiteatro Albert Sabin, da Faculdade de Medician de Itajubá - FMIt - bairro Medicina.

Câmara Municipal de Itajubá passa a funcionar em meio expediente

- A Câmara Municipal de Itajubá passou a funcionar, desde esta semana, somente em meio expediente, das 12hs às 19hs, assim como o Fórum da cidade. Fora deste horários, a Câmara Municipal de Itajubá só abre agora, para as sessões ordinárias das segubdas-feiras, depois das 19 hs ou sete horas da tarde.

Professor Elzo Aranha apresenta projeto da Unifei

voltado para pequenas empresas

na Câmara de Diretores Lojistas de Itajubá

Da Contexto

- O coordenador do Núcleo de Pesquisas de Dinâmicas Empreendedoras da Universidade Federal de Itajubá - Unifei - professor Elzo Alves Aranha, apresentou o Projeto PIAMNE, voltado às pequenas e médias empresas de Itajubá, ao Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL - de Itajubá, nesta quarta-feira, 8 de fevereiro.

O objetivo da proposta é incentivar a cultura da inovação aberta a esse grupo de empresas para que seja, cada vez mais, empreendimentos inovadores. O modelo de inovação aberta é colaborativo, ou seja, entende que o conhecimento para promover inovação nos empreendimentos está em todos os elos da rede de valor da organização e no contexto a qual está inserida. Assim, qualquer empresa que pretende ser inovadora precisa abrir suas portas para ideias que venham de fora, como de universidades e outros empreendimentos, inclusive de sua área de atuação. O projeto pretende ainda, se for o caso, proporcionar a reestruturação do modelo de negócio das participantes para sejam mais competitivas no mercado.

-- O projeto pretende acompanhar 20 empresas, durante 24 meses, por meio de 12 estagiários- consultores, todos alunos de Engenharia de Produção e de Administração – eles serão supervisionados pelos professores envolvidos na proposta”, explicou.

Ele estava acompanhado pelos alunos Marcus Vinícius Pereira Ribeiro Silva e Ana Luíza Pereira Ribeiro Silva (ambos de Engenharia de Produção) e Gregory Nicolas Rozene da Silva (de Administração).

A forma de seleção das empresas participantes, os recursos a serem investidos e as fontes de fomento para o projeto serão definidos pelo Conselho Gestor. “Não queremos que isso seja apenas uma ação da universidade. Queremos que o Conselho Gestor seja composto por entidades representativas de Itajubá, como a CDL”, destacou.

O presidente da CDL Itajubá, Georges Kallás, ressaltou a importância do projeto apresentado pelo professor Aranha. “É, sem dúvida, uma proposta interessante, que será discutida pela diretoria de nossa entidade”, disse.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////