Utilidade da Filosofia

Etimologicamente, a palavra filosofia que vem do grego, significa amor ou amizade a sabedoria. Sabedoria essa que se reflete como um conjunto de pensamentos e conceitos próprios estudados pessoalmente e que hoje são visto como uma coletiva rede de pensamentos sociais e morais, seja ela sentimental, seja ela racional. Mas, seria essa consonância entre sociedade e pensamento próprio racionalizado e fortemente idealizado e promovido por um ser humano útil, ou inútil?

A filosofia, como o seu significado promove, tem como sua matéria prima a sabedoria, portanto, entre suas regras básicas, encontra-se parcialidades. Sua utilidade baseia-se em preceitos de racionalidade que promovem a separação do ser humano e o senso comum, na qual, muitas das vezes, torna incapaz a corrupção mental e ineficaz a persuasão da sociedade como um todo, como por exemplo, a mídia, que usa de suas opiniões formalizadas e maquiadas de um ar sério e verídico para manipular as pessoas que não têm ou não procuram ter conhecimento sobre o assunto em discursão, coisa comum no mundo político e a sua correlação com os meios de comunicação de grande abrangência.

Desde o surgimento da filosofia que se fez no período de VI a.C. em Mileto, que a população estava saturada de explicações mítica para a realidade, e buscava por compreensões fidedignas a realidade. Foi nesse mesmo período que surge Tales, o iniciador do pensamento filosófico que apesar de abandonar o direcionamento mítico, ainda carregava sobre si algumas heranças da mesma, como sua breve explicação do fator saúde e doença, na qual ele dizia que eram os espíritos maus que causavam as doenças, defendendo práticas sobre-humanas como a trepanação. Ademais, é notório que a filosofia é um largo passo para compreensão do curso histórico e do desenvolvimento humano, seja ele em termos de ciência, seja ele em termos artísticos, pois foi através da filosofia que se deu vários clássicos da literatura, além de abri os olhos do mundo para uma nova visão social.

Por conseguinte, tendo em vista tantos aspectos nítidos de utilidade da filosofia par redirecionar o curso do mundo, é mister observar que a priori, os aspectos filosóficos eram tidos como uma libertação de contos que eram impulsionados para a população, em tentativa de esconder a verdade ou apenas não explica-la e estuda-la. Todavia, não é diferente nos dias atuais, já que a filosofia ainda é usada para comprovar que ideias de bem próprio ou comum são negativas, prejudiciais ou apenas não trazem sobre si uma explicação e estudo adequado e verdadeiro. A filosofia é firmada através de questionamentos e indagações que após serem estudadas tornam essa consonância entre sociedade e pensamento próprio racionalizado e fortemente idealizado e promovido por um ser humano útil.

Davi Santana
Enviado por Davi Santana em 01/02/2017
Código do texto: T5899383
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.