RESENHA CRÍTICA DE LULA, O FILHO DO BRASIL - UM FILME POLÊMICO

Dentre as produções cinematográficas brasileiras mais aguardadas para este final de ano (há menos de um ano das eleições presidenciais, diga-se de passagem), destaca-se, com certeza, o longa metragem Lula, o Filho do Brasil, uma superprodução baseada na biografia do nosso então presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Fundamentado em fatos reais, o filme narra a trajetória de Lula desde a sua infância pobre no interior de Pernambuco, lembrando mais tarde seus tempos de militância sindical no ABC paulista, em São Paulo, durante a década de 1980. Com destaque principal para sua prisão durante a ditadura militar, quando ele então tinha 35 anos de idade.

Como toda grande realização desse porte, o filme é patrocinado por algumas das maiores empresas privadas do país, o que acaba gerando muitas suspeitas, deixando uma margem de desconfiança sobre a qual alguns chegam, inclusive, a afirmar que a história filmográfica de Lula nada mais é do que um pretexto, uma maneira estratégica de enaltecer a sua figura como presidente da República, apelando para a sensibilidade do povo brasileiro. Seria, então, um filme produzido especificamente com fins eleitoreiros, sem maiores preocupações talvez, com a crítica, premiações ou mesmo com bilheteria.

Cabe aos produtores e diretores desse projeto provarem o contrário, que o filme realmente tem conteúdo e compromisso com a sétima arte, provocando emoções instantâneas e verdadeiras no telespectador, sem precisar recorrer ao uso de apelações ou subterfúgios que possam vir a comprometer a qualidade do mesmo. Até porque não há como discordar da coincidência de datas, uma vez que o presidente Lula pretende apoiar, daqui a poucos meses, uma mulher para ocupar a sua vaga, a atual ministra da casa civil, Dilma Rousseft.

Enfim, o atual cinema brasileiro, o qual vem se destacando consideravelmente na produção de filmes de sucesso, de crítica e de público, só tem a agradecer. E irá exibir brevemente (um pouco antes da pirataria, talvez) um longa que poderá bater recordes de bilheteria, previamente apoiado numa ostensiva campanha publicitária.

Texto da minha época de faculdade. Paulo A. Vieira - 2009

REFERÊNCIA:

Filme: Lula, o Filho do Brasil - 2009

Dirigido por: Fábio Barreto, Marcelo Santiago