ENEM 2016

Tema: "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil"

Data: 06 de novembro 2016

-----------------------------------------------------------------------------

COMEÇAR SE BASEIA EM ENTENDER

As tradições religiosas do Brasil, que antes eram caracterizadas como grandes tesouros culturais de seu povo, agora vêm sido também atribuídas a vários casos de violência e desrespeito aos direitos sociais. O país se vê diante de um enorme desafio, que é a resolução ou minimização dos problemas ligados diretamente às variadas crenças religiosas predominantes.

O que pouco se entende é que o ato de acreditar ou descrer em deuses não é, em sua totalidade, passível de julgamento. Diferentemente de muitas questões políticas e econômicas convencionais, os traços religiosos de uma sociedade não podem ser moldados, impostos ou conduzidos a consenso algum, visto que têm suas raízes mais profundas e diversas do que se pode mensurar.

Tendo tudo isso como ponto de partida para o entendimento da situação, as escolas e igrejas, dos seus mais diversos padrões, em união às famílias e com apoio do governo, não só devem, mas precisam trabalhar propostas ecumênicas e de valor moral em meio à sociedade, sem fazer com que seja esquecido ou subestimado o constante exercício da justiça e do respeito para com o próximo.

Renadson Augusto
Enviado por Renadson Augusto em 10/11/2016
Reeditado em 12/11/2016
Código do texto: T5819178
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.