Portão da Rua Aberto

Era terça feira, por volta de 18h, quando meu pai chega em casa. O Juarez está na escada, em frente ao portão. Meu pai o deixa aberto e senta-se no degrau.

Imediatamente o gato desce as escadas e senta-se ao lado do meu pai. E ele não demonstra medo dos carros passando na rua. Das pessoas. Dos demônios que lá vivem...

Estou na sala, a todo instante olhando o Juarez pela janela. Não estou tranquilo. Se ele se assusta com algo e corre pra rua, sendo atropelado? Na minha rua são 3 linhas de ônibus e, além disso, é rota direta de acesso ao rodoanel, a probabilidade de um atropelamento é enorme.

Eu já estive num atropelamento - o ônibus no qual estava, mesmo tendo reduzido velocidade, esmagou o felino fazendo seu olho azul fugir da órbita. É a cena que me vem em mente.

Agora o Juarez se deitou na calçada, em frente ao degrau que meu pai está sentado. Eu paro de jogar Pokémon Y e fico na janela do quarto que dá pra rua, me pendurando pra ver o Juarez e se não há nenhum potencial inimigo ou ameaça.

Ele está tranquilo, sem medo dos ônibus e carros que passam. SEM MEDO. Quando notei isso, fiquei mais preocupado. Ele precisa ser um covarde, os covardes fogem e vivem mais (desde que sejam velozes hahah). Queria que Juarez fosse tão medroso como o Rumpelstiltskin sem os poderes de Senhor das Trevas.

Outro medo é meu pai. Ele não é confiável quando se trata de cuidar do Juarez. Não confio desde o descaso no tratamento do velho finado canino Bilu - morreu sem atendimento veterinário especializado, apodrecendo aos poucos, perdendo dentes, unhas...

Enfim, graças a Deus, meu pai fica em pé. Imediatamente o Juarez sai de sua posição confortável, pulando pra dentro do portão. Sábio Juarez, sabe que não pode confiar 100% no seu acompanhante. Corro para a janela da sala e observo meu filho subindo as escadas, voltando a sentar-se na posição inicial.

Estava calor e a corrente de ar que por ali passava era refrescante... Juarez deitou-se com as patas pendendo no alto da escada, fechou os olhos e eu, da janela, solto um suspiro aliviado. Tudo está bem agora.