Esforço

Ainda não encontrei a relação correta, posso até arriscar dizer que a evolução biológica possui um papel nessa questão, mas é realmente incrível como tudo aquilo que é difícil de conquistar é mais valorizado do que o fácil.

Chego a pensar que a relação entre o valor que é atribuído a conquista, pode ser proporcional ao esforço utilizado durante o processo que culminou com a conquista. Parece lógico não é? Mas por que é lógico?

Se o esforço é catalisador da conquista, podemos até dizer da glória, por que tantas pessoas procuram não se esforçar? Por que ainda existe e persiste a cultura do dinheiro fácil, do jeitinho, da malandragem? Ou melhor, por que a pessoa que se esforça é tão admirável?

É extraordinário quantas pessoas param para acompanhar na mídia histórias onde o protagonista persegue um objetivo e faz das tripas coração para alcança-lo. Muitos torcem, se emocionam, alguns até se inspiram com as construções fictícias de personagens que incorporam o esforço nas suas histórias, mas e a própria história? Não querem essas pessoas ser protagonista de suas vidas, ou minimizam sua própria capacidade?

Procure ao redor e veja como tudo que se tornou fácil, hoje, pode até ser chamado de corriqueiro. Até um diploma universitário passa ser alvo de questionamento dependendo da instituição onde foi conquistado. Com a facilidade o produto final tende a cair de qualidade. O fácil então passa a ser sem valor.

De fato tudo que é difícil de ter é mais valorizado. Acho que todos possuem uma história onde o empenho pessoal foi o fator predominante em sua conquista. É por isso que essa questão chama tanto minha atenção. Se sabemos que se empenhando e se esforçando seremos agraciados com a glória, por que esperar algo de mão beijada? E falando sobre “mão beijada”, os dizeres populares estão aí para nos ajudar. Por exemplo: “O que vem fácil vai fácil”. Ou então: “Deus ajuda quem cedo madruga”. É como se a cultura popular valorizasse um esforço que grande parte ignora.

Ainda irei continuar a analisar a questão e estudar um pouco mais para poder concluir se a valorização do esforço é uma questão cultural, moral ou evolutiva. De qualquer forma continuar a se esforçar para alcançar qualquer coisa é uma ótima estratégia. Mesmo se no meio da jornada nos depararemos com uma frustração, teremos certeza que estaremos mais preparados para a próxima do que quando iniciamos a anterior. Às vezes chego a pensar que o a valorização do esforço é uma das leis da natureza.

Douglas Viana
Enviado por Douglas Viana em 10/10/2016
Reeditado em 10/10/2016
Código do texto: T5787234
Classificação de conteúdo: seguro