A lógica do monstro

A LÓGICA DO MONSTRO

Miguel Carqueija

Há um filme genial de Roger Corman, “Franckenstein unbound” (Franckenstein libertado), do qual quero mencionar uma cena antológica: o monstro havia assassinado o irmão de seu criador; o Dr. Victor Franckenstein então o invectiva: “Você matou o meu irmão! Por que você matou o meu irmão?” E a criatura responde em tom descuidado, como se tratasse de coisa sem importância: “Ele era fácil de esmagar”.

Isso sempre me faz pensar no governo FHC. Muitas vezes eu me perguntei porque os homens do governo agem dessa maneira fria e desumana, sempre negando, fechando as portas, sacrificando o povo. São impostos, tarifas, juros, salários congelados, preços subindo, ausência de política de emprego, educação, saúde ou segurança... omissão total em relação à cultura e aos costumes (permite-se, como um circo de baixo nível, anestesiando a comunidade, a tv de baixaria: "“o limite”, “Casa dos artistas”, “Big Brother”...)

O filme de Roger Corman, porém, me esclareceu tudo. O governo segue a lógica do monstro. Ele faz tudo isso, porque é fácil esmagar o povo.

NOTA : este artigo, publicado na pequena imprensa, data da época de triste memória em que Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo de esquerda, exerceu a presidência do Brasil, com todos os desmandos que praticou.