Os problemas relacionados à disposição de informações confidenciais nas redes sociais

Analisar a exposição excessiva nas redes socias e seus consequentes problemas é indispensável, pois em meio a uma sociedade movida pela ganância e onde os meios sociais contribuem para isso, a exposição pessoal almejando esses prazeres tornou-se inevitável, o que prejudica não somente a quem os utiliza, mas também ao desenvolvimento social do país.

É inegável a enorme frequência com que as mídias apresentam casos de usuários mal intencionados que aproveitam-se da inocência infanto-juvenil para causar males (como pedofilia e sequestros) aos mesmos a partir de informações previamente disponibilizadas sem receio, já que a intenção primordial foi de utilizar as redes sociais como lazer e mio de conexão. Assim, o ilimitado espaço virtual torna-se uma plataforma favorável à criminalidade, o que alastra a péssima condição social que o Brasil possui.

Entretanto, a exposição virtual de informações pessoais não somente influencia à sociedade no parâmetro anteriormente citado. É visível a intolerância a princípios políticos ou religiosos disponíveis nestas plataformas, o que tristemente permite a difamação e exclusão social diante de um instantâneo compartilhamento de informações, assim restringindo usuários plenamente aptos a contribuir socialmente pelo receio em razão desse desrespeito vil.

Portanto, é perceptível que a exposição não é a causa desses problemas, e sim os usuários maliciosos que estão presentes nesses sites. Visto que essas problemáticas influenciam indiretamente ao país, uma medida preventiva deve ser tomada por parte do Governo, como a aprovação de uma lei nacional visando a adaptação dessas plataformas no território brasileiro a fim de que as mesmas exijam o mínimo de informações pessoais. Além disso, multas governamentais devem ser pagas pelos usuários que utilizarem as redes sociais de maneira intolerante. Os pais devem conscientizar seus filhos inserindo este crucial assunto nos diálogos familiares e a monitoração dos perfis dos filhos deve ser constante visando uma prevenção plena e a extinção desses problemas.

Isabela Uchôa
Enviado por Isabela Uchôa em 06/07/2016
Código do texto: T5689800
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.