AQUECIMENTO GLOBAL: HÁ MUITO TEMPO É UM FENÔMENO CULTURAL.

Mudanças climáticas, desertificações, derretimento das calotas polares, aumento da quantidade de água nos oceanos, elevação da temperatura, todos são realmente consequência do efeito estufa? Em países como a China e EUA, emitem juntos cerca de 40% do total mundial de gases poluentes. Os cientistas afirmam com 95% de certeza, no qual as ações humanas são os motivos das várias questões ambientais do planeta.

Segundo pesquisadores, o efeito estufa, é fenômeno que permite a exitência de vida na terra, pois, mantém o planeta aquecido, porém as atividades humanas estariam afetando seu ciclo natural. O acúmulo de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e outros como o óxido nitroso (N2O), metano (CH4), monóxido de carbono (CO), são considerados os centrais das problemáticas do meio atmosférico. Resultam, sobretudo, da queima de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural.

Em 2015, foi assumido por várias nações o compromisso de reduzir a emissão de gases poluentes. Ainda é muito cedo para cobrar alguns países, no entanto, americanos por exemplo, terão muitas dificuldades em se adaptar na sustentabilidade, visto que, sua economia e baseada na indústria, como automobilística. Para isso, o IPCC orienta os formuladores de políticas públicas estabelecerem estratégias de contenção dos poluentes.

Nesse sentido, é necessário a organização da sociedade, empresas e institutos, cobrarem o comprometimento do Estado, sobretudo, para reduzir a dependência por combustíveis fósseis, investindo em tecnologias de energia renováveis, como a solar e eólica, processos produtivos menos intensivos em uso de carbono. Além disso, o desmatamento deve ser controlado, pois, as florestas são responsáveis por absorver e acumular o CO2. O desenvolvimento sustentável é a melhor alternativa.

Saulo Rodrigues
Enviado por Saulo Rodrigues em 05/06/2016
Reeditado em 05/06/2016
Código do texto: T5658316
Classificação de conteúdo: seguro