Se a vida te der limões...

O recente lançamento do álbum visual Lemonade, da cantora Beyoncé, o qual ultrapassou 450 mil cópias vendidas em sua semana de estreia (algo impressionante para um álbum que está disponível apenas em plataforma streaming) e fez história ao ter todas as músicas no topo da Billboard, foi como uma tapa na cara da sociedade racista e machista.

Ela mostrou que seu talento, além de fazer sucesso e milhões de dólares, é capaz também de denunciar e desconstruir paradigmas raciais e de quebrar recordes que só haviam sido atingidos por artistas brancos como Taylor Swift. Lemonade é um trabalho diferente de tudo que Beyoncé já fez, no qual ela se entrega de corpo e alma, evidenciando emoção e sentimento que se remetem à repressão sofrida pelos negros. As canções são excelentes em sonoridade e amplamente poderosas no discurso que carregam, em conjunto com o visual formidável e parcerias com os cantores negros The Weekend e Kendrick Lamar.

Lemonade não representa apenas o 6º álbum de sua carreira a alcançar liderança na primeira semana, e vai muito além da música que cita sobre uma possível traição de Jay-Z. Lemonade é uma surra de recordes, é a quebra de paradigmas, um protesto, um amplificador da voz da mulher negra, um show de representatividade e empoderamento feminino, uma luta contra a repressão.

Para os racistas, a mulher negra deve ficar à margem e não suportam vê-la como centro das atenções. O feminismo negro das canções de Beyoncé rende milhões de dólares, abala preconceito e protagoniza a playlist e as redes sociais de pessoas ao redor do mundo. A sociedade pode achar o que for, mas isso é para poucos. Se tem uma coisa que esse álbum brilhante irá fazer é ajudar milhares de mulheres negras e batalhadoras que enfrentam o racismo e o machismo da sociedade. Esta é a Beyoncé ensinando que se a vida te der limões, faça uma limonada.

Suzannah Harrison
Enviado por Suzannah Harrison em 16/05/2016
Código do texto: T5637160
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.