A IMPORTÂNCIA DOS DIREITOS HUMANOS

A nossa diversidade cultural e comportamental, deve-se, especialmente, aos colonizadores no século XV, herdamos diferentes culturas, modo de viver, sentir, religiões, gostos e cores de pele. Contudo, tolerar essa diversidade, presente em nossa sociedade, é a problemática, somos iguais perante a lei, porém a realidade é outra, é difícil aceitar que o mundo é baseado na pluralidade dos povos.

A impunidade, a violência, a descriminação, o desrespeito, a exploração, são algumas das tristes realidades vivenciadas no Brasil. A falta de direitos fundamentais é alvo de muitas críticas, pois a incapacidade de aceitar o semelhante gera conflitos, guerras, extinção de culturas. Sobretudo, fatos de um mundo globalizado, o qual exige os mesmos padrões culturais.

Ao longo da história presenciamos várias barbáries, a exemplo, Adolf Hitler(nazismo), Benito Mussolini(fascismo), os quais reprimiam aqueles com cultura oposta as suas. No entanto, é incontestável que no final brancos, negros, pardos, índios, africanos, latino-americano, são todos seres humanos com as mesmas crenças ou não.

Nesse sentido, observa-se a necessidade de respeito às diferenças entre grupos sociais, ou seja, ética, tolerância, liberdade, igualdade. No Brasil, a luta pelos direitos humanos ganho grandes dimensões na ditadura militar, entretanto, não foi o suficiente para evitar as situações atuais, medidas como respeitar o espaço do outro, a crença, a cultura, devem se praticadas pela sociedade que também deve ressaltar sua própria identidade.

Saulo Rodrigues
Enviado por Saulo Rodrigues em 07/05/2016
Código do texto: T5628237
Classificação de conteúdo: seguro