Viver em rede no século XXI

Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado.

(Redação do ENEM 2011 - 940 pontos)

Estamos na “era digital”. Os termos blogs, facebook, twitter, e-mail, chat, msn, estão na boca do povo, pois o acesso à internet e às redes sociais estão cada vez mais deixando as pessoas “on-line”. Até mesmo as comunidades indígenas estão “conectadas”. Devido ao avanço tecnológico, a expansão das redes sociais está mais acentuada no uso de celulares, notebooks, por todos os lugares do Brasil e do mundo, faz parte da globalização.

A internet trouxe a informação mais rápida, através dela todos se comunicam, entram em contato com pessoas de outros países, fazem novas amizades, até namoram e casam. Pela internet se compra, se diverte, procura empregos e envia currículos, se divulga mensagens de otimismo, de paz, se divulga propagandas, como também se divulgam propagandas enganosas, propostas indecentes, pornografias, se espalham vídeos e fotos das pessoas que podem prejudicar a sua imagem, e muitas vezes não foram autorizados.

Por um lado, a internet facilita a vida e o trabalho das pessoas, mas por outro, existe a falta de privacidade, ou de segurança com relação aos dados, documentos ou imagens que possam ser manipulados por pessoas irresponsáveis. A violência também se divulga pela internet, elementos falsos se escondem através de belas propagandas, por isso não se pode acreditar em tudo que está exposto. Alguns sites são considerados seguros, mas se a ONU (Organização das Nações Unidas) considera o acesso à internet (rede mundial) um direito fundamental do ser humano, que seja resguardado o direito de se ter a segurança e a privacidade, além de não permitir que os outros direitos sociais sejam violados através de um meio de comunicação tão eficaz. O mundo virtual deve promover e incentivar os valores morais, para que não sejam esquecidos por conta do avanço da tecnologia.

Rosilda Pessoa
Enviado por Rosilda Pessoa em 15/03/2016
Reeditado em 15/03/2016
Código do texto: T5574267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.