A indústria automobilística e a sustentabilidade.

“... Parece que caminhamos literalmente para uma "rua sem saída", utilizando uma metáfora extraída do próprio trânsito. Como será o futuro? Haverá espaço para todos os automóveis circularem pelas cidades? O poder público terá recursos para continuar alargando ruas e avenidas, desapropriando imóveis? O meio ambiente suportará a poluição atmosférica e o efeito estufa, degradando a qualidade de vida da população urbana?...”(LADEIA,2012)

Já por outro lado nos reportamos à notícia de que A Volkswagen admitiu haver no mundo todo 11 milhões de veículos a diesel muito mais poluente do que o informado aos consumidores e autoridades. Sendo assim, fica visível o desrespeito as leis ambientais e a saúde das pessoas por estarem sendo intoxicadas por poluentes lançados a todo o momento.

Sabemos que os pilares que norteiam o desenvolvimento sustentável são: Desenvolvimento econômico, social e ambiental. Mas em contra partida ao analisarmos as ponderações feitas no início deste texto nos parece que realmente estamos em uma rua sem saída, onde os valores não são o respeito ao próximo e a natureza, porém o que fala, mas alto nesta sociedade consumista é evidentemente o dinheiro.

A Volkswagen é só um dos exemplos de que o dinheiro parece ser o mais importante do que a vida. O nosso planeta clama, a natureza demonstra, as pessoas sofrem provenientes do nosso próprio ego, ego pelo dinheiro posses, status e poderes. Mas o que resta pode ser mesmo uma “luz ‘’ para tamanha realidade que nos acomete como: efeito estufa, desastres ambientais, doenças oriundas de gases poluentes. A ‘’luz ‘’ perpassa pela informação, conscientização, ação para uma educação ambiental, pois para um problema estrutural a solução tem que ser de atitudes relevantes.

LADEIA, Renato. c Disponível em: . Acesso em: 28 fev. 2016.

http://www.jornalggn.com.br/blog/renato-ladeia/a-industria-automobilistica-e-a-sustentabilidade

Debora Nascimento
Enviado por Debora Nascimento em 02/03/2016
Reeditado em 02/03/2016
Código do texto: T5561149
Classificação de conteúdo: seguro