NA PENEIRA DO TEMPO,.. NEGROS E INDIOS SUCUMBEM.

Relembrando a história do Brasil, sem os compromissos de escrever com aquela chatisse de que ter citar, a exemplo das leituras da Bíblia , os tais capítulos e versículos, não fica difícil de perceber, que estas terras, em dado momento, foi ocupada, majoritariamente, por ìndios de diversas etinias, seguidas da invasão dos brancos europeus, vindos de Portugal, e negros, africanos, oriundos de vários países, e que tiveram aqui sua cultura adaptada.

Para os europeus, os índios eram seres de menor categoria e não demorou, muitos foram dizimados, e creio, que em meio a ataques frustados á brancos, para defesa do que era seu, Mas os brancos,melhor armados, levavam vantagens.

Longe de terem tido exclusividade os índios, os negros, logo tiveram a mesma consideração e foram entendidos como menores, embora mais se prestassem aos trabalhos da lida com terra, e não fossem considerados como seres humanos.

Ao longo da história, o que ficou por aqui, no Brasil, teria sido o que de melhor havia na europa, em termos de seres humanos, mas, quanto mais transitamos no tempo, podemos observar que, o que veio do índio continuou a ser reduzido, excluido e o que procedeu, dos africanos idem, mesmo existindo, a luz ada visão do antropológo Lévi- Strauss, que não há seres humanos mais ou menos desenvolvidos, pois tudo seria ação da cultura.

Atualmente, no tocante aos índios, apenas me lembro de termos tido um Cacique Juruna, no meio da polítifca, granvando, em face da pouca manutenção das palavras, verbalizadas, pelos políticos, e alguns, já lecionando vide no Acre, por exemplo. Assim sendo, o cenário das relações sociais, para eles ( os índios ) e os negros, apesar de termos negros, as esferas do governo federal, outros, governo estadual e sendo mulher, mesmo, com doutorado em várias áreas, o negro, ainda tem que lutar, para ser considerado, ocupando lugar de destaque em anedotários, nos dias que antecederam a estes, nos quais o humor, parece está falido. O povo deve rir, mas não esclusivamente da Chefe de Estado.

Com esta visão, noto claramente, que, o que prevaleceu foram as culturas estrangeiras, que começam com a imposição sobre qual será a religião predominante, e adotam o que dela emergiu para o uso comum até no campo noção sobre justiça.

No tocntes as artes, prevaleceu as de origem européias, embora de influência graga, sem se darem conta, que foram mãos africanas, que realizaram o Brasil,.. e a exposição de Artes de povos daqueles continente, mostram que foram excluídos em favor de longos anos de mando para formação do que está aí.

No campo da tecnologia, adentrou ao Brasil, sempre algo de fora, parecendo que daqui, não sai nada de útil a não ser a música e mulheres, apesar de terem crescido , em número, e com titulação de qualidade duvidosa, os profissionais de nível, dito superior. Desde o final da ditadura, ( e não a responsabilizo, por isso, poiis a quaestão é de humanidade ), o Brasil vem declinando em qualidade de seus recursos humanos no campo da ciência e da tecnologia, mas crescendo, na habilidade de apertar botões, assim como, um dia, foi no chutar de de uma bola pafra rede, que "pesca" gols.

Em nossa terra, parece, que nascem, pessoas, cuja genética, luta, para resgatar um passado que não volta mais, no tocante a perfil humano, mas, não cabe ser esquecido, em função das marcas deixadas nas memórias dos mais velhos, que pouco a pouco, precisarão se consultados sobre, popr exemplo, qual folha ou raíz, utilizar, para que sem precisar do SUS - Sistema Único de Saúde ( mas sem desmerecê-lo ), possa fica curado de um mal que um Pajé, "tiraria dxe letra", sem consumir mais que sua bioenergia, aliás constituida, naturalmente, para isso, para este fim, na aldeia. doutos desconhecem a feição da folhas que extraem insumos para se fazer comprimidos e seus palcebos genericametne distribuídos.

Aqui, no Basil, temos que favorecer ao capitalismo,( como em todo o mundo que nos dizem existir ) e acho, que não estão dando conta,..que pouco á pouco, pessoas estão migrando para as zonas rurais, e ao longo do tempo, voltarão á ter um contato maior com a terra, sem ter que pagar nada, a semelhança do índíos, por uma cura ou tratamento que pode demorar meses, se puderem esperar. No dia que isso acontecer, em face das muitas mortes que segundo eles, estão havendo em nosso país, onde, encontrarãio, os Pajés? Só nas memórias? Sem sim,.. lembrem que nosso povo é esquecido, enquanto desmemoriado e está ficando velho, trazendo aos jovens, por seus idosos e idosas já desrespeitados,.. o "Dr. Alzhimer",.. aó cérebro.

Vamos trabalhar sim,.. forçados, (talvez ) ,.. mas até quando, explorados. Será que vivemos um peneiramento agora refinado? Bem,.. a seleção, continua jogando. NA PENEIRA DO TEMPO,.. NEGROS E INDIOS SUCUBEM.. mas estes últimos, parece, que podem cair em quaisquer lugares.

Sandive Santana / RJ

Sandive Santana
Enviado por Sandive Santana em 23/10/2015
Reeditado em 23/10/2015
Código do texto: T5424458
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.