Sinergia existente entre solo, planta e homem.

Por : Débora Nascimento -Itabuna -Ba Graduanda em Pedagogia pela Unime -BA .

Quando falamos em solo, planta e homem, não é difícil compreendemos que ambos possuem ligações de interdependência, desde o princípio, se lermos textos bíblicos sobre a criação, fica claro a união destes e se analisarmos diante dos fatores biológicos perceberemos também a sinergia destes três elementos. Se refletirmos sob a Carta do Cacique Seatle, em 1854, endereçada ao então presidente americano em resposta à proposta de compra das terras onde vivia a tribo, escrito no artigo “A evolução da população mundial, da oferta de alimentos e das ciências agrárias”, do autor Antonio Enedi Boaretto, publicado na Revista Ceres em 2009.

E também no texto Entendendo a vida (o Amor) Adaptado de M. Sacramento, podemos evidenciar a importância do solo e o trabalho associado entre ambos a Carta citada deixa claro o clamor do Cacique para o respeito à terra, ele coloca que deve-se ensinar que a terra é nossa mãe “[...]Terra não pertence ao homem; o homem pertence à Terra e todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo”.

Já o texto poético de M.Sacramento evidencia também a importância do solo e a compreensão que os homens devem ter frente à natureza.“Se eu puder aprender que o fluxo da seiva tronco acima, e o fluxo das águas rio abaixo, carregam os mesmos nutrientes que estão no sangue das minhas veias... Quando eu aprender que sou grão, terra e sou semente saberei então que em mim e na natureza que me cerca, - Do mais elementar dos seres ao mais forte estão os mesmos os nutrientes [...]”

Nas aulas de ciências desde pequenos aprendemos que as plantas assim como nós possuem um ciclo, nascem, crescem, reproduzem e morrem. Então deixa claro o fantástico ciclo da natureza e da humanidade. Sendo assim o homem da terra é, e algum dia para terra o tornará.Se temos vida necessitamos da terra, pois é dela que colhemos os alimentos,de várias plantas e de algumas raízes nos alimentamos .Homem saudável é aquele que se alimenta de nutrientes e vitaminas colhidos da terra,é dela que surge o pão e nutrientes e que enriquecem os corações.

Destarte é óbvia a sinergia entre o solo, planta e homem, e qualquer descuido ao solo acarretará em diversas fatores problemas a terra que refletirá a vida, como desertificação, salinização e compactação.Então faz se necessária conscientização para se ter a prevenção e cooperação sinestésica harmônica entre estes fatores intrínsecos a existência a terra, também vale relembrar que plantas tem a capacidade de realizar a fotossíntese e se alimentarem através deste processo, mas nós seres humanos não temos este “dom’’, precisamos é dela para termos o que comer e ter componentes saudáveis e indispensáveis à vida,pois como diz o provérbio popular “saco vazio não para em pé”.

Debora Nascimento
Enviado por Debora Nascimento em 19/10/2015
Reeditado em 30/10/2016
Código do texto: T5420327
Classificação de conteúdo: seguro