Teoria Malthusiana.

O autor da teoria Malthusiana acreditava que acontecimentos catastróficos fome e a guerra seriam acontecimentos positivos para o controle do crescimento populacional, mas para que não houvesse catástrofes como esta era preciso abstinência sexual para se ter o controle de natalidade. Nas suas ideias ele dizia que por um período a população ficaria extensa, ao ponto de a produção agrícola não suprir as necessidades da população e assim ocorreria a temida fome mundial. Posto isto, fazendo um contra ponto com o uso inadequado do solo e a segurança alimentar ,evidencio que suas ideias tem pontos atuais e pertinentes a atualidade e não foram por toda extintas.Quando utilizamos o solo de forma errada geramos consequências e se este mal uso for nas áreas aráveis uma das consequências será a obtenção de um solo impróprio para o cultivo, sendo assim, diminuímos as áreas de cultivo dos nossos essenciais alimentos indispensáveis para sobrevivência.Já no que se refere a segurança alimentar compreendo que abrange ao direito de todos ao acesso a alimentação de boa qualidade que atenda as suas necessidades nutricionais.Contudo Robert Malthus acreditava que a superpopulação geraria a pobreza, o que evidenciamos hoje em muitos países é o controle da natalidade,por muitos acreditarem que controlando a densidade demográfica a fome e outros fatores sócias podem ser controlados.

REFERÊNCIAS

ALVES, J. E.D. A polêmica Malthus versus Condorcet reavaliada à luz da transição demográfica. Texto para discussão da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE/IBGE, nº4, Rio de Janeiro, 2002.

Fonte: MUGGLER, C. C. et al. Educação em solos: princípios, teoria e métodos.

R. Bras. Ci. Solo, v. 30, p. 733-740, 2006. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06832006000400014>.

Acesso em: 20 jun. 2015.

Fonte: BROWN, Lester R. Escassez de alimentos e ameaças à civilização. Scientific American.

Disponívelem<http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/escassez_de_alimentos_e_

ameacas_a_civilizacao.html>. Acesso em: 21 jun. 2015.

http://www.infoescola.com/geografia/te

teoria-populacional-malthusiana/

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/malthusianismo.htm

Debora Nascimento
Enviado por Debora Nascimento em 19/09/2015
Reeditado em 26/09/2015
Código do texto: T5387790
Classificação de conteúdo: seguro