Por onde vamos

Na minha infância era comum se ver as famílias se assentarem na calçada nas tarde e fim de semana para conversar, as crianças passavam o tempo com brincadeiras inocentes, bicicleta, rouba bandeira, bolinha de godê, jogavam futebol na rua mesmo. Conhecíamos nossos vizinhos, existia respeito aos mais velhos, as crianças tinham educação. Nas escolas se ensinava religião, moral e cívica, professores eram respeitados pelos alunos e pelos pais dos alunos, Padres eram respeitados e pregavam com a vida.

As coisas eram mais difíceis na verdade, tudo exigiam mais esforço, porem tudo tinha um valor especial. Pais trabalhavam e levavam muitas vezes os filhos junto para encenar lhes uma profissão, as mães eram zelosas com relação a educação dos filhos, as casas tinham um ar de união e amor.

Era comum ter apenas um televisor em casa onde todos tinham que entrar em acordo e ver os mesmos programas, as refeições eram feitas a mesa, todos juntos principalmente aos fins de semana. Telefone custava uma fortuna e pouca gente possuía. Carro então era coisa de rico.

Os filhos pediam a benção aos pais antes de dormir, ao sair e ao chegar em casa. Mesmo após a maioridade os filhos respeitavam os pais.

Não saiamos de casa sem autorização e tínhamos horário marcado para chegar, namoro era coisa séria e casamento um juramento sem fim. Passeios e festas em família eram comuns e alegres e o nome da família era honrado.

Drogas só se ouvia falar, policia fazia o seu papel de segurança, vereadores nem possuíam salários. Existia respeito carinho e ordem.

As correspondências eram feitas por cartas, lentas mais que possuíam uma doze muito grande de busca de comunhão.

Crianças brincavam como crianças, não existia estatuto do menor ou maria da penha porque o respeito acontecia.

Participar da vida da comunidade era coisa natural, ir à missa era parte da vida de família. O respeito ao sagrado e Deus tinham seu lugar na mente humana.

Engraçado que hoje em dia a todo instante ouço pessoas falando sobre as melhorias do mundo moderno, e realmente tenho que concordar que muita coisa melhorou, que surgiram novos meios que facilitam a vida do home. Vejo a internet como um bem maior, tanto quanto o celular e outros benefícios que surgirão no mundo. São obras de Deus pois foram todas criados por criaturas de Deus e em para o da humanidade, só me entristece a forma com que a humanidade tem usado esses benefícios.

Daí então tenho que fazer valer o que dizia São Francisco de Assis, que bradava ao mundo, - “ O amor não é amado” – a realidade que vivemos hoje tem apenas piorado numa razão inversamente proporcional ao que tem evoluído a tecnologia, e as ciências.

A vida humana tem perdido seu valor, e aqui não quero dizer inversão de valores e sim perda de valores.

Não podemos mais sair tranquilos a rua sem medo da violência, as famílias tem sido d ‘esfaceladas pela mídia e pelo capitalismo, é raríssimo encontrar um político honestou, um médico que hore o juramento de Hipócrates, a polícia perdeu sua autoridade, as crianças não tem mais referencias religiosas, a mídia transmite de tudo principalmente comportamentos que acabam com a moral e bons costumes, namoro e casamento são considerados instituição falidas e ainda agora me inventaram uma tal ideologia de gênero que vem a jogar por terra valores que foram definidos pelo próprio criador Deus Pai.

Estou encantado com as facilidades que o mundo moderno tem oferecido, realmente nas duas últimas décadas a evolução da comunicação, a velocidades das informações tem tornado avida muito pratica.

Por vezes me pego sentado em meu quarto diante de meu computador, com o poder de ver o mundo todo, porem solitário.

Vemos hoje em dia o ser humano ser coisificado, não existe mais abraço, dialogo, compadecimento, misericórdia, fraternidade. Ninguém age mais por amor e sim por interesse. E nessa jornada a vida humana tem tomado o último lugar

Me ponho a pensar as veze em quantas pessoas agora se encontram sentadas por detrás de um teclado, vivendo personagens fictícios em redes sociais, buscando apenas por prazer sem limite, pudor ou mesmo sentido.

Foi onde ao responder à pergunta de um amigo, que deprimido por uma perda vivida me questionava: - Onde está Deus? - Eu disse: - Deus está lá no céu sentado pensativo, com o coração em lagrimas, no mesmo lugar em que estava sentado, no momento em elevaram Jesus Cristo na cruz.

Nossa fonte de vida não mudou, Deus não mudou, a essência do amor, a origem do amor, o amor verdadeiro é imutável. E preciso entendermos que o que muda a todo instante é o ser humano e tem mudado para pior, é preciso buscarmos urgente mente mudar nosso temperamento nosso jeito de ser.

Precisamos ter a coragem de ser diferentes e enfrentar o que destrói. Precisamos usar para o bem aquilo que Deus nos permitiu criar. Precisamos colocar um freio nas velocidades que tem separado pais de filhos, que tem dilacerado a convivência humana.

Não existe realidade sem Deus e nosso mundo só vai melhorar a partir do momento em que cada um a começar de mim tiver a coragem de se deixar envolver pelo amor de Deus. Essa é a única solução para que a ressurreição da humanidade aconteça em Cristo Jesus.