POESIA E CONCEITO DE BELO

Poesia e o Conceito de Belo

Depois de estudar as concepções de poesia, segundo os grandes filósofos Aristóteles e Platão e de observar o aspecto de expressividade, subjetividade, além do sentimentalismo presente na obra de Safo, faz-se necessário entender o conceito de belo na poesia do final da Idade Média e do período renascentista.

Na Idade Média a poesia estava ligada a religião, de modo que tinha como objetivo difundir, ou seja, propagar a fé, as coisas divinas. Isso porque aquela era uma época caracterizada pelos ensinamentos religiosos, em que o centro de tudo era Deus. Portanto, o conceito de belo na referida época, estava ligado ao ser supremo, sendo, pois, que para a poesia ser bela ela tinha que falar sobre o criador, bem como a respeito do céu e de tudo que indicasse coisas celestiais.

Quanto à poesia no Período do Renascimento, seu conceito de belo se modifica, passando a ter o valor de belo à poesia que retrata o homem como centro do universo. Nessa época, o ser humano passa a ser visto como capaz de dirigir seu próprio destino, independente das leis da igreja. O renascimento inaugura uma poesia voltada para a beleza clássica, as mitologias, o gênero épico (narração) e os grandes feitos dos homens (considerados heróis), como o povo português, por exemplo, retratado na grande obra de Camões, Os Lusíadas.

Portanto, na Idade Média o conceito de belo se resumia a poesia que retratava Deus e tudo que o representava. Já no Renascimento, a poesia tinha como conceito de belo o homem, como centro do Universo.