Ética Profissional

Vieira J. Cristiano

A ética é uma construção de pensamentos, de ideias e de abordagens positivas dentro dos espaços das diversas profissões.

O ser humano mais ético? Como? Há sempre espaço e oportunidade em cada setor de trabalho para isso. Talvez ainda precise escrever muito e falar mais sobre isso, talvez... E numa comunicação escrita dizer que a ética é também o diferencial do profissional nas profissões por meio do “sigilo”.

Cabe cada profissional repensar o seu modo de agir; de enxergar e lidar com as situações adversas em seu trabalho. Sobretudo, as pessoas precisam passar mais essa imagem de confiança e de profissionalismo para os seus clientes. E você leitor ou leitora a que acha da “ética profissional?

Enquanto reflete ao tema em descrição digo mais... Ètica está vinculada ao seu modo de vestir; de tratar as pessoas; na expressão facial; de conduzir informações profissionais.

Século XXI ou da “Tecnologia” que dificulta ainda mais essa ideia da manifestação ética nos seres humanos. Contudo, precisam acordar e lembrar que por trás das cortinas de uma profissão; nem sempre precisa se tornar públicas as informações de profissão; sendo algo que vai prejudicar ou humilhar alguém, em certos casos chegam a ser resolvidos através da “justiça”.

Portanto, não precisa de muita coisa para estar um profissional eficiente; capaz e ético; de honestidade, entendido que em algumas profissões há um código de ética a ser seguido; precisam, porém, encarar “cada profissão” com mais seriedade e deixar em silêncio os acontecimentos diários ocorridos nos setores de cada instituição de trabalho.

Vieira J Cristiano
Enviado por Vieira J Cristiano em 05/07/2015
Reeditado em 05/07/2015
Código do texto: T5300018
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.