O que significa ser "rico"

É notada a variedade de significados atribuídos à ideia de ser “rico”, mas o livro de Prevérbios traz algumas orientações acerca da forma de obter riqueza e como lidar com ela.

Primeiro: Não fique rico às expensas do pobre(Pv 28:8). Sua riqueza não será legítima se você a obtiver às custas do pobre.

Segundo: Dê aos pobres (Pv 28:27). A pessoa que é generosa para com os pobres será abençoada.

Terceiro: Trabalhe com afinco (Pv 28:19). Se somos ricos, devemos ter feito por merecer, deve ser uma recompensa pelo trabalho árduo.

Quarto: Não tente ficar rico depressa (Pv 28:20, 22). Aí envolve duas situações: Não sermos cúmplices dos atos desonestos (Pv 28:23); e outro ponto é quando estamos tão ansiosos para desfrutar da riqueza de nossos pais que os roubamos daquilo que eles necessitam para viver agora (Pv 28:24). ) Pior ainda, aqueles que fazem essas coisas podem justificar os atos errôneos em sua própria mente até que se convençam de que não fizeram nada de errado. Portanto, dizem eles, “não é pecado”.

GMarcone
Enviado por GMarcone em 14/03/2015
Código do texto: T5170286
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.