Ligação com boneca...

Veio a frase: A boneca é bonita. Analisar sintaticamente a palavra bonita. E eu sapequei ´objeto direto´. Afinal, estava seguro naquilo que nos ensinara o professor Longuinho: depois do sujeito e do verbo, quando se pode perguntar o quê? é caso de objeto direto. Um ponto!

Quando as provas nos foram entregues, já corrigidas - e o Lúcio Flávio fora galardoado com um 8, e elogiado pelo mestre pela nota mais alta da turma - eu tive que me contentar com um 5. Até na boniteza da boneca, eu perdera um ponto, que tinha ainda na véspera tido por seguro.

E foi ao considerar, cabisbaixo e entristecido aquele tanto de marcas vermelhas na folha de teste que me dei conta da razão: eu ignorara solenemente o capítulo dos verbos de ligação: ser, estar, permanecer, ficar, parecer... cujo complemento, ao invés de objeto, direto ou indireto, tinha que ser, forçosamente, o predicativo.

Até o Marco Antônio, menino muito dado à bola e, quem sabe até, já à sinuca, havia se safado daquela armadilha, faturando um seis. Aprendi, penosamente o emprego do predicativo, e, ainda desconsolado, deixei a boneca de lado.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 22/02/2015
Código do texto: T5145731
Classificação de conteúdo: seguro