A gente é como o rio.

É muito fácil seguir a multidão, descer um rio de canoa também, ascender uma chama no mato seco ao pé de um morro ou despejar muita água ladeira abaixo; são coisas muito fáceis de fazer, mas , que quase sempre não podemos dizer ou calcular os resultados trarão ou sequelas deixarão .

Quando resolvemos seguir a multidão, mostramos mostramos que nos sentimos fracos, impotentes sozinhos; precisamos estar no meio de muitos para mostrar força e muitas vezes liberar atitudes que sozinhos nunca teríamos coragem de realizar. Devemos nesta situação ter conhecimento da força de uma multidão e que da mesma forma que entramos no meio dela, mesmo que bem intencionados, existem ali outras pessoas as quais não sabemos as intensões, de que ninguém controla a força de uma multidão e muitas vezes ela acaba por ferir a si mesmo perdendo o controle e a finalidade ferindo a quem dela participa e tornando ridículos seus propósitos.

Descer um rio de canoa é muito fácil, a correnteza ajuda à ganhar velocidade, não precisamos fazer força alguma, mas é bom saber que existem cachoeiras e correntezas onde controlar o barco com o remo se torna impossível, mesmo se colocarmos toda foça não conseguiremos levar a bom termo o trajeto desejado e acabamos por fim em colocar em risco não só o barco e sim em primeiro lugar nassa vida e a vida de quem por ventura esteja conosco.

Da mesma forma acontece com o fogo morro acima e a água ladeira abaixo, não se pode detê los facilmente e podem gerar danos irreparáveis.

É preciso ter maturidade em cada em cada situação citada , que servem para avaliarmos nosso viver, nossa vida é assim, cada atitude trás efeitos boas ou ruins, mas sempre deixam uma marca.

Nossa vida é assim, como a montanha, ou mesmo como o rio, estamos em meio a multidões então temos que ter o discernimento de como e onde por fogo e respeitar o curso das aguas lembrando que as nascentes ficam sempre no topo das montanhas, então se não sabemos onde colocamos o fogo acabamos por matar a vegetação em torno da nascente, ou se fazemos do curso da agua uma reta morro abaixo, causamos erosões que acabaram por destruir o manancial. e posso dizer com muita tranquilidade que nascemos para subir o rio e não descer correnteza abaixo.

As nascentes nunca saem de seu lugar e os rios são cheios de curva e sempre terminam no mar imenso, porem fazem seu caminho tranquilamente e são belos mesmo na inquietude das cachoeiras. Trassam um caminho longo e tortuoso, mais de uma forma que não danificam nada a seu redor mesmo quando vem as enchentes, com as enchentes eles apenas alagam sua varezas e deixam ali suprimentos para a vida da natureza que o cerca quando as aguas baixam, ainda servem de caminho e manutenção para a vida humana e a vida dos peixes. Nas cachoeiras é capaz de elevar um belo canto a Deus criador e desde a nascentes sempre vai se encorpando quando se soma a outros rios, córregos, mil outras nascentes que vão se agrupando até chegar ao mar.

Agua

Fogo que vem do sol.

Já falei da agua, do fogo, agora gostaria de lembrar da existência do ar, do vento, esse elemento que não podemos ver mais que como a agua sustenta nossa vida e como o fogo é necessário para nos aquecer, o ar é aquele que como a agua refresca nosso corpo silenciosamente sopra levando a umidade das aguas para todo canto e por toda a terra: Terra esse elemento criado por Deus que da sustento a nossos passos, nos permite edificar nossos abrigos e junto com a agua e o ar, produz nossos alimentos, que aquecemos com o fogo e assim podemos nos saciar.

Agora ja temos agua, fogo, terra e ar, vem então os céus onde se acumulam as aguas do firmamento, depois de terem se evaporado pelo calor do sol, fogo, são levados pelo vento ar e se precipitam sobre a terra de onde surge a vida,

Agua.

Fogo que vem do sol.

Ar.

Terra.

Céu.

Dai Temos também todo tipo de criatura vivente, aves, repteis, quadrupedes, animais aquáticos, insetos, todos que contribuem entre se para um equilíbrio perfeito, que convivem em harmonia, mostrando que nada é demais ou de menos, tudo foi feito a medida certa, animais que se preservam que se alimentam, que se sustentam conforme apenas sua necessidade sem destruir, onde o ciclo da vida é respeitado de forma a acontecer o ciclo perfeito..

E quando juntamos

Agua.

Fogo que vem do sol.

Ar.

Terra.

Céu.

Animais irracionais.

E não podemos de deixar de falar aqui do ser humano, aquele que foi criado a imagem e semelhança do criador e a quem o criador deu o raciocínio e poder para reinar sobre todos os os elementos. Mas temos também aqui lembrar que no ser humano se agrupa tudo o que falamos anteriormente. Um ser perfeito dotado de muito mais que se possa imaginar, por ser imagem e semelhança daquele que o fez.

Agua.

Fogo que vem do sol.

Ar.

Terra.

Céu.

Animais irracionais.

Se humano.

Mas nada disso poderia existir sem a presença do Criador e é deste ponto que quero partir nesta breve reflexão.

DEUS.

Agua.

Fogo que vem do sol.

Ar.

Terra.

Céu.

Animais irracionais.

Se humano.

Não sou nenhum doutor para estar escrevendo aqui um roteiro de vida e nem um manual de felicidade, quero ser muito sincero ao dizer que foi no manual da vida, fazendo a leitura do livro da vida, o livro mais publicado e a meu ver o menos entendido que me veio a inspiração para traçar estas linhas.

Aqui eu gostaria de voltar ao principio de minha fala e convidar a você meu leitor a me acompanhar neste raciocínio, nesta comparação que quero fazer a luz da fé, embora hoje em dia a correria habitual nos leve a sempre agir pela razão.

A logica humana sempre é colocada a frente de tudo e normalmente somos levados a pensar tudo seguindo uma maneira mais rápida e pratica, quando falamos em curso de agua já imaginamos a nascente e sempre que pensamos em em nossa vida vemos esta sequência de quem nasce, e conforme os tempos cresce depois simplismente morre. Morte um assunto que assusta pois pela razão é o fim de tudo e a logica nos leva sempre a ver a velhice como um momento triste pois não se produz mais nada.

Em um ponto vou concordar com a razão, o tempo é inexorável e não podemos voltar atrás , do nascimento a morte temos milhões de instantes passageiros que por se vão marcando nossa existência nesse pequeno mundo. Mas quando olho pela fé começo a ver que na escritura sagrada quando se diz que a logica de Deus não é a mesma logica humana e miro meu olhar na pessoa de Jesus Cristo, percebemos o tanto que esta nossa realidade é passageira diante daquilo que temos pela frente.

Em Jesus Cristo vemos a grandeza de Deus Criador e podemos entender que realmente nada temos de nosso a não ser um grande Pais amoroso que nos cria, envia para uma escola e faz de tudo para que possamos aprender. Um Criador tão perfeito e que possui um amor tão grande que é capaz de se fazer criatura em Jesus Cristo para nos ensinar o caminho, é capaz de doar a própria vida em uma cruz para nos dar uma dimensão de seu amor e direcionarmos ao rumo certo. O saudoso Padre Léo sempre nos pregava e insistia no trecho de colossenses capitulo três, que diz: - Buscai as coisas do auto e em toda escritura vemos sempre o Cristo nos direcionando a Deus Pai que está nos céu e sim< é isso que deveos fazer buscar sempre as coisas do auto mais para isso devemos saber nos cituiar, entender onde estamos assim poderemos direcionar nossos caminhos de uma forma a nunca destruir nada que esta a nosso redor e é aqui que começo a falar sobre as agua e a multidão.

Em minha vida de musico católico aprendi muita coisa, uma delas foi a procurar sempre entender, e rezar cada musica que canto, assim me deixo a luz do Espírito santo para escolher as musicas que devo cantar durante momentos de oração e diante de varias situações,

Foi assim que um belo dia conheci e aprendi uma musica do Diácono Nelcinho Correia, que havia sido gravada por Padre Jonas Abibb, a musica se chama; - “ Não dá mais pra voltar “ ; - e em seu refrão ela diz o seguinte: “ - Não da mais pra volta, o mar é Deus e o barco sou eu.” - essa musica em sua letra fala sobre o porto seguro, sobre o mar e o vento, onde o mar é Deus, o barco é o ser humano e o vento é o amor de Deus. Hoje rezando queria começar falando justamente o mar, sobre o ser humano, sobre as agua a vida, tentarei trassar em poucas linhas aquilo que me alegrou o coração nesta canção e como ela me levou a fazer uma nova leitura do plano de Deus em minha vida.

Nós humanos somos tentados por natureza a sempre buscar os caminhos mais fáceis para nossa existência, a razão na maioria das vezes nos atrapalha de deixar que os ventos da vida, o amor de Deus nos mostre a realidade da fé, por vezes, melhor dizendo quase sempre seguimos a logica e esquecemos que os pensamentos de Deus não seguem a logica humana.

Vejo como diz a musica o mar como Deus, aguas sem fim que mesmo que não possamos ver estão ligadas em todo planeta. Ela sai da nascente, desce pelos cursos dos rios, chega ao mar, volta para os lençóis de agua e assim voltam a nascente e assim o ciclo é sempre perfeito. E é ai que entra o baco que somos nós, sobre estas aguas, perdido em multidões.

Quando falamos de nascentes normalmente pensamos em comparar nossa vida começando nas nascentes e descendo até o mar e é ai que quero chegar.

Na realidade é tudo ao contrario. nascemos é no mar.

Nosso barco é lançado em meio ao mar, em meio a muitos outros barcos e precisamos então buscar nosso destino o porto seguro.

O ser humano não nasce e nem foi feito para viver isolado, somos criados no coração de Deus e lançados em sua eternidade, onde Ele faz de tudo para nos atrair de volta tocando nosso barquinho com o vento que é seu amor.

Muitos entenderam isso e é por isso que os consideramos Santos, conseguiram achar o caminho de volta ao criador e compreenderam o sentido da vida que é amar e sem medo de exitar em dizer amara Deus sobre todas as coisas.

O que acontece na maioria das vezes é que ficamos presos a multidão e não remamos para impulsionar nosso barquinho.

O próprio Deus quis que nasceremos em meio a outros por isso concede ao homem e mulher se unirem e assim gerarem família, da ao ser humano a graça de poder participar da criação. Assim Deus o Criador de tudo me coloca em uma família e sucessivamente coloca minha família em meio de milhões de outras famílias. milhões de barcos lançados ao mar.

Dai começa nossa jornada, porem muitas vezes confundimos nosso lugar e acabamos por acha que o barco é maior que o mar, ou ficamos estagnados ali onde nascemos sem perspetivas de futuro ou achando que somos completos em nós mesmos. Ou achamos que não existe criador pois não somos capazes de sentir sua presença, não percebemos que nossa existência só é possível em Deus que é Ele a agua onde nosso barquinho esta flutuando , que é Ele que da sustento a tudo e todos que nos rodeia.

Remar pra que já estamos onde queríamos, e assim acabamos muitas vezes em perder nossa vida distraídos em nos orientar através de outros barcos, insistindo em sempre ir ao alto mar ao invés de deixar que os ventos nos levem até onde a agua chega ao mar.

Nossa vontade de sermos mais que o outro, nosso egoismo, nossa logica, nossa falsa moral acaba por nos deixar perdido em meio a multidão de barcos onde muitos acabam sufocados e perdidos.

Deus em seu amor manda seu vento para impulsionar nosso barco, mas para chegarmos a bom termo é necessário que tenhamos a coragem de pegar os remos e dar o rumo certo e assim chegarmos até a foz, e subirmos rio acima.

Para isso é necessário que tenhamos a coragem de encarar de frente as adversidades.

Em nossa vida ficamos presos a conceitos de um mundo que hoje em dia anda cada vez mais depressa, acaba por sufocar nossas ideias, melhor dizendo acaba por nos impor rumos que vão contra tudo o que o próprio Deus na pessoa de Jesus Cristo vem nos ensinar.

Somos levados como um bando de ruminantes ao matadouro, e quem tem a coragem de ser diferente acaba sendo excluído dos meios sociais.

O ser humano hoje esqueceu se que foi criado a imagem e semelhança de Deus, se esqueceu que foi criado e que não é criador; Deus nos da a graça de podermos transformar a realidade a luz de seu espirito mas o único criador é Deus o único que possui o poder de do nada fazer alguma coisa.

Se nós humanos com toda a tecnologia moderna ajuntarmos todos os elementos, o máximo que vamos conseguir é gerar alguma aberração enquanto Deus apenas com um sopro tem o poder de dar a vida.

Quando falamos santos, queremos nos referi de pessoas separadas, no significado da palavra, pessoas que tiveram e ainda hoje em meio a multidão de pensamentos novos, em meio a turba conseguem se desligar da logica e razão humana e olhar para o alto, falamos de pessoas que no passado conseguiram e até hoje conseguem entender que não existe realidade sem Deus e que somos criaturas muito amadas, assim esses que dizemos santos conseguiram se tornar referencias para que nós também tenhamos a coragem de remar nosso barquinho e subir as correntezas rumo a nascente que é o local ode Deus nos quer, Deus nos criou para que sejamos fonte de vida ao outro mais nós ainda insistimos em ficar quietos na imensidão do mar esperando que milagres aconteçam, que magicamente tudo se resolva, e usando os dons que Ele nos deu em beneficio próprio.

Agimos impulsionados pelo egoismo e acabamos parado sempre no mesmo lugar pois não entendemos ainda que vivemos para dar condições para que o outro viva, e pra isso é necessário darmos exemplos de partilha e paciência e buscarmos amor melhoro a outro, amando a Deus sobre todas as coisas e assim por sermos imagem e semelhança de D’ Ele tudo começara a se transformar ao nosso redor, o peso do remo de nosso barco sera mais leve mesmo subindo contra a correnteza.

Mas para que tenhamos a capacidade de sair do mar e remar rio acima precisamos aprender muito e a primeira lição que temos que passar e aprender com muito amor é a paciência.

O que é paciência

“Ter paciência consigo mesmo, ter paciência com o outro, ter paciência com Deus?

Ter paciência consigo mesmo é esperança.

Ter paciência com o outro é amor. (caridade)

Ter “paciência Deus é Fé.”.

Don Serafim nosso amado cardeal

Começo falando um pouco sobre algo difícil de exercer em nossa vida em meio ao um mundo globalizado, veloz, cheio de relativismo, de novidades tecnológicas. Um mundo onde também tem ocorrido tantas tragédias, onde incide tantas guerras, onde o poder econômico tem reduzido a cada dia o valor da pessoa humana, o valor da família, o valor da religiosidade.

Tudo aconteci numa velocidade que não se consegui mais acompanhar a todas as evoluções da humanidade se não nos conectarmos ao novo mundo virtual, que tem dia a dia distanciado as pessoas, nos tornamos apenas uma imagem em sites de relacionamento pessoal, nos tornamos apenas em números de documentos, o ser humano passa ser apenas um personagem na historia como os personagens de novela.

Família e matrimonio tem sido considerado instituições falidas. Onde os pais só servem para gerar, amamentar, ensinar a andar, sustentar e dar instrução ate certa idade, depois os filhos saem para o mundo, na maioria das vezes sem metas, sem sonhos próprios, o pior sem vínculos ou carinho para com os familiares.

Igrejas já nos dão ate medo, pois vários seguimentos, hoje usam o nome de Deus, se tornaram empresas, pastores em sua maioria são hoje apenas profissíonais da fé.

As verdades de Deus e seu plano de salvação tem ficado em segundo plano.

Onde ficou o ensinamento Jesus o Bom Pastor que mostrava que o bom pastor deixa suas noventa e nove ovelhas no aprisco e vai em busca de uma que se tenha perdido.

Jesus amava os pecadores e abominava o pecado, hoje em dia vemos homens do altar que discriminam o pecador e usam pesos e duas medidas para medir o cada fiel, tratam com uma diferença enorme os fieis conforme a classe social ou a necessidade financeira do templo. As vezes ainda se entregam ao pecado e continuam pregando a palavra Deus e condenam o outro, deixando o fazendo com que vários pecadores se sufoquem em meio a uma fala moralidade que discrimina tirando de muitos o direito de sentir a misericórdia do Deus verdadeiro. Cortam a videira sem dar a ela nenhuma chance de dar bons frutos.

Mediante a isso é que devemos ter o carinho de ter muita paciência, em primeiro lugar.

Ter paciência consigo mesmo – Somos aflitos, e como qualquer ser humano temos a tendência a ser maus, somos vitimas do Demônio que hoje se infiltrou na vida de noventa e nove por cento da humanidade, em todas as rodas sociais. E nós infelizmente nos esquecemos que nosso endereço verdadeiro não é aqui na terra. Deus nos tornou cidadão do Céu em Jesus Cristo, porem o Demônio com suas mazelas tem buscado a cada dia nos confundir nos tornando cada vez mais escravos, prisioneiros deste mundo.

Ter paciência consigo mesmo é o caminho que devemos trilhar, buscando a cada dia conhecer as nossas limitações, conduzindo nossa vida em busca apenas daquilo que gere vida, buscando nos converter a Deus enquanto ainda é tempo, parando de esperar nos outros, nas religiões e entendendo que o plano salvífico de Jesus começa dentro de nós. Que as trans-formações acontecem de dentro para fora, que talvez não possamos mudar o mundo, mudar a historia, mudar a igreja, mudar e converter o outro, mas o simples fato de podermos mudar, melhor dizendo transformar nosso coração já é um passo do tamanho da eternidade para que sejamos geradores de uma nova realidade.

Se em primeiro lugar conseguirmos direcionar nosso coração em direção a Cristo Jesus já estaremos quebrando os grilhões da corrente que prende a humanidade ao Demônio. Um elo desta corrente estará sendo destruído e isso é muito importante para que Deus possa reinar plenamente, para que minha família possa ser resgatada e convertida, para que através da conversão de minha família, comunidade renasça e assim o mundo se torne melhor. Ter paciência consigo mesmo é o mesmo que ter esperança em Deus, pois se somos pacientes conosco e se somos criados a imagem e semelhança de Deus então estaremos colocando nossa esperança no rumo certo.

Ter paciência com o outro.

O Outro acaba por se parte da qual sem minha própria vontade eu acabo pertencendo, e é nesse sentido que se torna impossível viver bem sem ter paciência para com o outro.

Várias pessoas entenderam isso tais com Francisco de Assis, São padre Pio, Santa Terezinha do menino Jesus, São Paulo, Santo Agostinho e muitos outros. Nossa vida é mais que tudo aprender a servir, estar a serviço do outro.

Jesus em sua caminhada de Cruz nos mostra o valor de se doar, em toda sua vida não para de mostrar o valor das pequenas coisas, mostrar o valor da conversão total de nosso coração a Deus, mostrar que nossa realidade aqui neste mundo é passageira.

Ter paciência com o outro é ter a coragem de assumir em nossa vida o comportamento de Jesus Cristo, Deus feito Homem.

Jesus é a vontade de Deus que se faz presente entre nós, o verbo encarnado que vem mostrar o verdadeiro caminho, vem dar o verdadeiro significado ao que é ser humano.

Ele mostrava o caminho, não um caminho mais sim, o caminho verdadeiro que devemos seguir porem Ele não obrigava a ninguém a segui - lo. Apenas mostrava pacientemente como ate hoje nos mostra o caminho através da sagrada escritura,

Jesus não impunha condições, a ninguém, não nos obriga a pastorais, não cria movimentos apenas através da palavra, simplesmente mostra paciente mente o caminho do bem e nos alerta para que não caíamos no mal, perdendo assim nossa vida.

Pacientemente ele coloca no coração de cada um a verdadeira esperança que é a direção que nos leva ao céu.

Em seus gestos palavras e humildade ele mostra como é possível elevar nossa condição humana, tornando a todos os que se entregam confiantemente a Deus habitantes do céu.

Somente depois de nos encontramos com Jesus, que cura e liberta através de sua palavra, de seu ensinamento estaremos aptos a receber o Espírito santo que emana de sua palavra e da eucaristia. Ele é nosso vinculo com o Pai e o Espírito santo.

Ter paciência com o outro é saber que não é a missa espetacular do padre fulano, que não são as canções sensacionais do padre beltrano que nos leva para o céu, é entender que não é nenhuma igreja ou padre que nos salvará, eles são caminhos mas a salvação depende somente de minha fé e inteira conversão a Cristo Jesus.

Ter paciência com o outro é entender que não são linhas teológicas ou filosóficas que nos salvarão do inferno, entender que o demônio existe, mas quem possui o poder maior é Deus. Ter consciência de mesmo Deus possuindo todo o poder ele não força a entrada em nosso coração. Não querer culpar o demônio pela maldade que brota em nosso coração por nossa própria culpa e falta de amor, que o mais forte é Deus Pai Eterno, mas , Ele quer contar cada ser humano na realização de seu plano de amor.

Entendermos com piedade aqueles que hoje em dia exercem o ministério sagrado, Bispos, Padres, ministros da eucaristia, pregadores, cantores, são apenas humanos como nós.

Ninguém pode me dar a salvação a não ser eu mesmo se pela fé eu viver, compreender, amar e testemunhar a santa eucaristia e levar o amor de Deus incondicionalmente aos quatro cantos da terra, assim em Cristo serei salvo.

Ter a paciência de aceitar que mesmo que o padre, os ministros ou qualquer outro servo de Deus que exerça um ministério, seja pecadores, é Jesus Cristo nosso salvador e se faz presente no pão e no vinho, para assim habitar em nosso coração, na santa eucaristia.

Ter paciência com o outro é superar a natureza e os limites do olhar humano e entender que é o próprio Deus que na pessoa de Jesus Cristo que se faz presente na fração do pão eucarístico, entender que a graça de Deus suporta a natureza humana e esta acima de tudo e todos, é Ele na Pessoa de Jesus Cristo que faz o milagre da vida acontecer e nossa esperança , nossos anseios devem estar somente em Jesus Cristo Filho do Deus vivo presente na santa eucaristia e é dai que nos vem que nos vem à salvação, de nossa fé e confiança no amor de Deus amor que é o próprio Deus. Salvação que brota do amor. Ter paciência com o outro é amor.

Ter paciência Deus:

Acabamos de refletir que, - Ter paciência com o outro é amor-, Gostaria de começar pedido que por instantes você imaginasse a paciência que Deus tem tido com o ser humano por milhares de anos.

Se Ter paciência com o outro é amor, e sabendo que o amor de Deus é eterno, na certeza que temos pela fé de que a única certeza absoluta que possuímos é Deus e seu amor que são eternos, precisamos então ter a coragem de jogar por terra estas teorias relativistas que jogam por terra toda a beleza da criação ridicularizando nossos valores de fé e tentando nos mostrar que o homem se basta por si só.

Podemos afirmar que o ser humano esta sem duvida alguma deixando se engolir pelo mundo, pelo século; a velocidade como as coisas acontecem nesse mundo globalizado tem acabado com os principais valores que Deus nos deu, acabamos deixando de lado fatos com: Nascemos numa família, Deus nos Cria homem e mulher a sua imagem e semelhança, a sexualidade humana é parte integrante da capacidade de amar e não apenas fonte de prazer e domínio, o corpo humano é um reflexo da imagem de Deus e não um objeto.

Assim a humanidade vem trilhando por caminhos obscuros, que levam a ficar presos no oceano de Deus esperando que tudo venha de mão beijada, sem coragem de subir a té a fonte, vamos por estradas lindas e acabamos por ficar presos a paisagem e esquecer o destino da viagem ou mesmo nem imaginamos onde terminaram as largas e belas estradas por onde trilhamos, saímos do oceano que é Deus e nos perdemos em terra firme.

O ser humano continua sem entender a dimensão do amor de Deus porque tem muita pressa. Quer tudo muito rápido de qualquer forma. Mas Deus ainda tem sido paciente.

Nos pegamos muitas vezes fundamentalizando, pregando e nos apegando em passagens bíblicas, sem buscar entender na verdade a essência do que elas querem dizer. Temperando a palavra de Deus a nosso modo, inventando interpretassões complexas a passagens da bíblia ressuscitando o farisaísmo, inventando mil modos diferentes de chegarmos a Deus, mil normas e se esquecendo que tudo que esta escrito no livro da vida se resume apenas em viver e buscar o amor de Deus a todo custo.

Costumamos julgar os outro e quando somos julgados dizemos que quem pode julgar é só Deus, mas esquecemos de que nosso julgamento e condenação ja esta incluído em nossas atitudes, Deus não precisa condenar ninguém, nós mesmos é que nos condenamos ou ganhamos nossa salvação por nossa consciência e por nossa fé.

Pelo batismo onde somos ungidos com o Espírito Santo, recebemos o poder que vem de Deus, mas aqui falamos de um poder deferente do que o mundo prega, recebemos o poder de pelo amor assumir nosso lugar no plano da salvação de Deus. Não podemos aqui nos esquecer que Deus não agi segundo a lógica humana.

O poder que nos vem dos ensinamentos de Cristo, pelo espirito santo é o poder de dizer sim a Deus, é o poder que diz: Eu posso servir, eu posso ser melhor, eu posso ser santo.

Por Jesus Cristo nós vem o poder de nós tornar servos uns dos outros, nos tornar filhos autênticos do Deus vivo o poder de viver na eternidade de Deus.e é na simplicidade, no entender que nada somos sem Deus que nos nasce pela fé em Cristo Jesus o poder de vivermos para sempre em Deus

Ter pasciencia com Deus é aprender que nada acontece fora de seu tempo, é aprender a viver sobreamente, modestamente, é ter a coragem de buscar a beleza na simplicidade, de ser o mais simples, de aceitar a vontade de Deus, de dar condições para que os outros vivam, e vivendo tenham vida em abundancia, assim superaremos nossos limites pelo amor e pela fé.

Ter paciência Deus é não dar espaço para filosofias sem sentido, deixar de buscar outras referencias de céu que não sejam o pão da palavra , o pão eucarístico, é buscar se separar das coisas profanas e imitar a Jesus Cristo como muitos santos fizeram e fazem até hoje, é parar de ver somente os defeitos do outro e começar a ver a humanidade com misericórdia.

Chega de teologias relativistas, teologia da prosperidade, chega de falsas doutrinas, chega de usar os sacramentos como fonte de renda, chega de usar em vão o nome do Criador.

Tudo que pedirdes a Deus em nome de Jesus Cristo vos será concedido” e ainda ““ batei e abrir-se- vos há, pedi e vos será dado. Realmente esta escrito desta forma no livro da vida, ai muitos se revoltam ou as vezes abandonam a fé, pois disparam afazer pedidos a revelia e quando não são atendidos se revoltam com Deus. Precisamos entender

que Deus sabe o que é bom e o que é ruim para cada um de nós. E para tudo o que pedimos Deus da uma resposta, ou concede a graça pedida ou de forma sensível ao olhar humano ele mostra porque não concedeu. Os bom pai é aquele que sabe a hora de conceder o pedido ou de dizer não ao filho.

Hoje em dia tantos adolescentes, jovens, adultos que morrem nas drogas ou vivem uma sexualidade doentia, porque também temos muitos pais que só souberam falar sim para seu filhos, que deram tudo o que eles pediram, não souberam o valor do dizer não na hora certa. Existem momentos certos e hora certa de dizer siim ou não, nossa vida é feita de escolhas de dizer sim ou não a cada situação, o problema é que não sabemos e muitas vezes não temos a coragem de dizer a palavra certa, Deus porem sabe exatamente quando dizer sim ou não acada pedido que fazermos ele sabe tudo qo que precisamos melhor que nós mesmos.

Ter paciência Deus é compreender que a todo o momento Ele se coloca no nosso caminho e mesmo quando estamos escondidos por nossa pequenez, Ele nos encontra, como encontro com Zaqueu, e nos diz: - Hoje eu vou comer na tua casa. Ele vem e nos mostra o caminho mesmo quando não queremos enxergar Ele mostra, cabe a nós ter paciência e deixa-lo mudar o que for necessário, ter calma e sentar e escutar o que Ele quer nos dizer.

Ter paciência Deus é compreender que não importa a que ponto tenhamos chegado, Deus esta sempre nós observando, amando e entendendo nosso erro e nos mostrando carinhosamente por onde ir.

Ter paciência Deus é entender que ele esta presente na eucaristia e através dela quer nos sustentar independente dos pecados do seres humanos.

Ter paciência Deus é entender que mesmo que eu só possa ver o pão e o vinho, é Jesus. Deus vivo que ali se encontra.

Ter paciência Deus é entender que por mais longe que possamos imaginar ele se encontra tão perto que ate podemos o sentir seu o amor verdadeiramente nos envolvendo, quando nos silenciamos.

Ter paciência Deus é com prender que a distancia entre nós e Deus é a mesma distancia que existe entre nosso olhar e nosso coração. Pois Deus habita nosso coração desde a nossa criação, somos frutos do seu amor, mas,porem costumamos trancar o coração pára que Ele não nos incomode.

Ter paciência Deus é acreditar no impossível, pois para Ele tudo pode.

Ter paciência Deus é possuir a caridade.

Agora que sabemos o que é ter paciência vamos então voltar a nossa jornada, anterior, sabendo que a todo instante precisaremos ter e usar os três valores que aprendemos:

Ter paciência consigo mesmo é esperança.

Ter paciência com o outro é amor. (caridade)

Ter “paciência Deus é Fé.”.

Em nossa vida não chegamos a lugar nenhum sem estas três verdades teologais, Fé, esperança e caridade e só somos capazes de adquirilas com muita paciência, e para fazermos nossa jornada na imensidão de Deus precisamos a todo momento exercitar estes valores pois não remamos rio acima sozinhos.

E como eu dizia precisamos sair do alto mar, mesmo sabendo que o mar é Deus , que Deus é o sustento quando digo sair do mar é porque precisamos buscar a fonte da graça. O mar é Deus , mas o mar é formado de um mundo de agua que vem de fontes que botam nas altas montanhas, Quando digo sair do mar não quero dizer sair de Deus e sim sair do meio da barulhada das multidões de barcos e buscar a fonte onde Jorra o amor de Deus onde jorra as aguas. Precisamos sair de nosso comodismo, de deixar de lado a mesmice as coisas profanas e remar contra a correnteza sem mendo, com força.

Em colossenses capitulo terceiro o apostolo São Paulo é claro, buscai as coisas do alto e é isso que devemos fazer a cada momento de nossas vidas. descer a correnteza do rio ou ficar em meio a multidão são coisas fáceis de fazer, abandonar a multidão requer atitude e subir contra a correnteza exige força e coragem.

E é isso que precisamos em nossa vida coragem de ser diferente, coragem de reconhecer nosso lugar, de dar a Deus o espaço que é d’Ele em nosso viver.

Não é fácil hoje em dia fugir do modismo, não é fácil ter opinião, não é fácil ser honesto, não é fácil viver e ser família . Tudo acontece com tanta velocidade, o ser humano tem se achado dono de tudo e capaz de tudo por se só.

Subir a correnteza é isso é ter coragem de ser diferente, imagine se dentro de um barco a remo saindo da foz de um rio rumo a nasceste, o minimo que você iria querer era uma lancha ou então um carro veloz para adiantar a viagem por terra, mas quero te convidar a subir lentamente observando o curso da agua e as paisagens e imaginando o tempo todo da viagem como sera a fonte, como sera a nascente.

A vida é como este rio, cheia de belezas simples, cheia de simplicidades belas, muitos momentos em que devemos parar e pensar, e assim também uma viagem de barco a remo rio acima, cheia de curvas, muitas cachoeiras onde deveremos parar e carregar o barco, mas ao mesmo tempo uma viagem que nos mostra as belezas que se passamos correndo pelas margens de um rio de carro deixamos de ver.

E para essa viagem precisaremos de mantimentos para o sustento da vida em todo o trageto, precisamos aprender a acender fogo para passar as noites, precisamos aprender a pescar para podermos comer, precisamos saber escolher dos frutos das margens do rio para não nos envenenar assim também é a vida.

Quando observamos a natureza percebemos com muita clareza a perfeição do altíssimo. tudo foi disposto conforme sua vontade e de uma forma a manter a vida desde sua concepção; até mesmo os mínimos detalhes foram planejados com muito amor e perfeição. No livro da vida ele nos convida a ser perfeitos como Ele é; no evangelho Jesus Cristo diz: “ - Sede perfeitos como vosso Pai do Céu é perfeito.” - mas mesmo assim nós com a mania de querermos ser maior que Deus vivemos a margem de sua graça e destruindo a criação em nome de nosso orgulho e egoismo.

Vamos observar esta jornada que vamos fazer com muito carinho e a cada passo comparar esse rio que convido você meu irmão, minha irmã a subir de canoa, remando contra a correnteza, com nossa vida, veremos que o rio é a vida e seu trajeto pode e vai nos ensinar muito.

Quando comecei a escrever eu disse em primeiro lugar, que seguir a multidão é fácil, descer um rio de canoa também, ascender uma chama no mato seco ao pé de um morro ou despejar muita água ladeira abaixo, vamos voltar neste momento parte a parte.

Quando falo de multidão quero que você imagine o mundo de hoje, estamos em meio a imensidão do amor de Deus, em meio a milhões de pessoas. Todos os dias acordamos, saiamos de casa, executamos mil e uma coisas, nos alimentamos, vemos pessoas, falamos, gritamos, andamos, vamos as vezes a uma igreja, assistimo televisão, e voltamos a dormir. Assim podemos resumir a vida de quase todo mundo neste noso mundo.

Preocupação com moda, em adquirir bens, em ser maior que o outro, em seguir o que nossos ídolos da televisão nos impõe, melhor dizendo, o que a mídia escrita e falada nos impõe. É tanta correria neste mundo globalizado que acabamos por esquecer nosso porto seguro, nossa família, nossa casa, Deus e seus ensinamentos então acaba ficando em ultimo lugar.

Queremos tudo rápido demais e não percebemos que a cada dia o vazio interior vai aumentando, não percebemos que o stresse que a correia diária trás acaba por nos roubar a saúde física, nem vemos que a mídia com suas novas ideias de relacionamento acabam com os principios básicos de vida e deixam destroem o projeto de Deus em nossa vida.

Internet em tão, a grande rede que liga o mundo inteiro, nos tem roubado o prazer do abraço, do encontro, o dialogo entre pais e filhos, Celulares, tornam tudo tao rápido que nem se precisa fazer o esforço para ir até o outro, as vezes nem saímos do lugar pois pelo telefone resolvemos tudo mais rápido para termos mais tempo livre para nosso pequeno mundo.

Relação como namoro, acontecem por redes sociais, casamento e família nesse novo mundo criado pelo poder, o ser e o prazer tornaram se instituições falidas, os encontros um com o outro acabam ser somente em busca de prazer pessoal, a vida humana perdeu ser valor e aqui não quero falar de inversão de valores e sim perda de valores, perda da dignidade.

A rapidez que esse mundo globalizado, tecnológico nos oferece é tanta que não percebemos que deixamos de viver, acabamos solitários em meio a milhões de pessoas, parados sem direção.

Quando resolvemos a buscar a Deus e a enfrentar o mundo, nos jogam a margem. dizem que somos antiquadros, que vivemos no passado. Falar de Deus, fazer a opção de pisar nas pegados de Cristo hoje em dia é ser louco aos olhos desta nova era que tem surgido, buscar as coisas do alto e caminhar conforme as leis de Deus se tornou um desafio.

Precisamos ter coragem e anunciar quem é o dono de tudo precisamos lagar, sair do meio da multidão e mudar a direção de nossa vida.

Deus na pessoa de Jesus Cristo veio até nós e nos mostrou que o caminho não é o caminho mais fácil, nos mostra que somos criados por Deus e estamos no meio da criação de Deus, tudo pertence a Ele e sem Ele nada pode existir. Chegou então a hora de caminharmos até Ele. buscar as alturas.

Deus não mudou, seu amor não diminuiu, nós que acabamos o primeiro propósito de nossa vida e deixar de amar, ficando assim em meio a grandeza de Deus, deixando a graça passar, esperando que tudo venha rapiado e facilmente.

Como eu falava do mar, ja é hora de começarmos a remar, e sair do meio da multidão de barcos perdidos mar a fora, chega de ficar a deriva, devemos remar rumo a foz do rio e seguir nosso trajeto, precisamos deixar nossas preocupações com o futuro e viver intensamente canda instante de vida que nos é dado pela graça de Deus, precisamos aprender a nos esforçar e buscar a fonte das aguas. Como Deus a fonte não muda de lugar e está sempre la jorrando agua limpa.

Remar é necessário, precisamos nos esforçar se queremos atingir nosso objetivo, com certeza ao chegar a foz do rio sera não sera o fim da viagem, precisamos adentrar o leito do rio e remar contra a correnteza rio acima, observando tudo o que vem pela frente e nos valando de cada braçada navegada anteriormente. prosseguir é necessário. contra toda a força da correnteza,

Assim também é nossa vida prosseguir é necessário, não importa o que ficou pra trás o importante é ir rumo a Deus.

Ao começar a remar rio acima percebera que precisa estar concentrado em sua direção, em seu objetivo que é chegar anascente, haverá momentos onde as correntes de agua estarão mais fortes e assim terá que por mais força nos remos, mas também sugiram momentos em que as aguas estarão calmas lhe permitindo um pouco de descanso, permitindo ver as paisagens das margens. mas continui sempre remando. não se preocupe, pois no caminho encontrará tudo o que precisa.

Na vida também é assim, precisamos sair da multidão e fixar nossa atenção em nosso destino, tudo nos será dado para que possamos bem viver na hora certa e conforme nosso esforço e merecimento.

Observe a seu redor e terá a alegria de ver que não rema sozinho que como você existem muitos que querem chegar a fonte do rio.

O amor de Deus não sessa e atrai cada coração humano, pois somos frutos do coração de Deus e por amor criados a sua imagem e semelhança e a uníca coisa que o criador nos pede de volta é que aprendamos amar como Ele ama.

O primeiro mandamento nos diz: - Amar a Deus sobre todas as coisas. - Mas estamos tão por nosso egoismo de querer tudo a nosso modo infelizmente acabamos por não amar nem a nós mesmos. Para vivermos este mandamento precisamos estar prontos a nos desligar de nosso egoismo e entender que vivemos e por Jesus Cristo fazemos parte da família de Deus.

O dificil em viver o primeiro mandamento é que requer de nós deixar que o amor de Deus nos envolva em primeiro lugar, deixar que ele nos mostre por onde ir e para isso precisamos entender que o primeiro passo é viver comunhão, viver partilha, doação. Não estamos no mundo sozinhos e o grande sonho de Deus é que aprendamos amar o proximo e assim juntos caminhemos em direção ao coração de Deus que é o puro e pleno amor.

Jesus Cristo nos mostra o caminho do amor que se doa, amor que é capaz de se entregar sem limites para que o bem comum aconteça. Cristo nos chama a viver em comunidade e em constante dialogo com o pai, ele não caminha sozinho e nos ensina que é impossível amar a Deus que não vejo se não sou capaz de amar o meu irmão que esta do meu lado. Nossa jornada em direção a Deus depende de aprendermos amar e aceitar que nada somos sozinhos.

Que sejamos um só com Cristo em deus pai esse é o verdadeiro sonho de eternidade para nós.

No rio da vida precisamos estar atentos a isso, remar juntos uniformemente, prontos a sempre ajudar quem esta no barco ao lado. Quando chegarmos as cachoeiras ajudarmos mutuamente a carregar o barco onde não for possível sozinho, nas noites ao nos acamparmos nas margens, que nossa fogueira seja partilhada, e que um guarde o outro de possíveis perigos da floresta, quando a correnteza for muito forte que um ajude o outro para que ninguém fique no caminho, até mesmo dando espaço para o outro em nosso próprio barco em caso de acidentes.

Precisamos ter o carinho, amor e capacidade de sempre estender a mão ao outro navegante na subida do rio, na partilha do alimento, para que ninguém perca a vida nas correntezas do caminho.

Nossa vida também é assim, cada um possui um talento, um Don dado por Deus e esse Don foi dado para ser partilhado. Cada ser humano tem seu valor e não viver para si só. Nossa caminhada como pessoas de

Edcantus
Enviado por Edcantus em 18/02/2015
Reeditado em 18/02/2015
Código do texto: T5141212
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.