Rotina

A um mês atrás, mais ou menos, fui cumprir minha escala de coral. Não me sentia muito bem, chateado com muita coisa e logo depois de terminarmos de cantar a missa,tinha apenas aquela sensação de ter cumprido uma obrigação, nada mais. Faltava muito para eu estar bem comigo mesmo; mal havia saído de dentro da casa de Deus e já estava discutindo com alguém, o pior que discuti com um senhor bem mais velho com idade pra ser meu pai, que também estava bem nervoso.Discutimos por motivos alem do que pudéssemos resolver, melhor dizendo por algo que não alteraria a vida de ninguém, futilidades naquele momento.

Fui pra casa chateado pensando em mil argumentos para arremessar contra as alegações que ele fez contra mim e que de forma alguma eu poderia aceitar. Juro cheguei a chorar angustiado, palavras presas na garganta. Precisava provar que eu estava certo, sentia que tudo estava contra mim. Aquilo não podia ter acontecido comigo, mil respostas mil formas acho que para convencer a mim mesmo de minha bondade. Meus pensamentos faziam tanto barulho que não conseguia ouvir a vós de meu coração.

Fiquei assim por vários dias, cheguei até pensar em largar o meu ministério de música que tanto amo. Sentia uma vontade de parar com todas as atividades que me ligassem a igreja. Só desentendimentos, fofocas, pessoas de difícil convivência. Quanto mais eu pensava mais desanimado ficava e triste. Sou solteiro, por opção e abracei a vida como leigo consagrando minha castidade e oferecendo meu tempo disponível a Deus e até isso começou a tornar se motivo de tristeza. Foi ai que a solidão me cercou de uma forma que eu nunca havia sentido e em meu quarto durante uma daquelas angustiantes noites deixei que as lagrimas rolassem a vontade e não tendo ninguém com quem conversar, comecei a dissecar cada pensamento meu, comecei a questionar cada sentimento, dai surgiu uma nova leitura pra tudo o que tenho vivido até este momento que escrevo.

A primeira coisa que questionei foi a convivência com com as pessoas que vivem ao meu redor. Mas continuava incomodado pelo barulho de meus pensamentos.

Mesmo sendo uma pessoa de oração, vivendo juma busca constante das coisas que vem do Céu, ainda assim um barulho infernal me incomodava, pensamentos em desordem, palavras brutas que não saiam de minha mente, lembrança de olhares , criticas recebidas, a frustração de não conseguir atingir certas metas, a tristeza da incompreensão de pessoas que me rodeiam.

Minha cabeça girava como uma roleta russa onde nunca sabemos em que numero a bolinha vai parar.

Como pode sermos mal tratados apenas pelo fato de não termos ouvido uma fala de alguém, que pensou termos escutado, como pode muitas vezes sermos crucificados por atitudes em que tínhamos a certeza de estarmos certos ao decidir. É incrível como é fácil sermos mal entendidos e fazermos inimizade, basta termos a coragem de agir certo e com a consciência, basta dizermos a verdade. E assim continuava em minha cabeça aquela barulhada,

Tentava silenciar minha mente e acalmar meu coração e vou dizer que é uma coisa que tenho feito a minha vida inteira é acalmar meu coração. Mas nossa emoções são um tanto quanto inevitáveis, não temos como evitar que o outro nos contrarie, ou evitar tantas fatalidades que ocorrem ao nosso redor e eu nada mais sou que um falível ser humano igual a milhões de outros que vivem neste mundo de meu Deus e que também como eu vivem a procura de soluções diversas para infinitas situações diferentes.

Naquele momento em meu quarto, mesmo me sentindo perdido como um marinheiro em mar aberto, sem bussola e com o céu sem estrelas, me sentindo sem norte, lembrei me de uma expressão muito comum de ser ouvida. Muita gente costuma dizer em certos momentos “Sul real “ e me pus a pensar no significado desta expressão.

“ Sula real “ é um lugar que não existe, partindo deste pensamento comecei a imaginar minha vida inteira e deixar que como em um video toda minha história passasse diante de meus olhos, Busquei lembranças de minha infância, minha juventude e foi para mim uma viagem com momentos muito felizes e ao mesmo tempo com momentos muito dolorosos. Eu nunca havia me proposto a fazer essa avaliação pessoal e pra falar a verdade acabei que por ficar a noite inteira acordado em silencio pensando em detalhes que me ocorreram tanto alegres como tristes nesta minha pequena existência até o dia de hoje, comecei a fazer uma releitura de minha história e como que por milagre, quando voltei o olhar para dentro de mim aquele silêncio que eu tanto procurava começou a seguir do nada, quanto mais eu relia as situações de minha vida e reavaliava atitudes, situações , mais eu me desligava das preocupações que o mundo me propunha, mais eu me desligava das criticas que costumava a fazer dos outros. Comecei a perceber que todo aquele barulho em meus pensamentos era um a forte preocupação com a a vida dos outros, e não com a minha, somado com um grande medo da eternidade e do amor que vem de Deus, um forte medo de colocar Deus no lugar que é dele por direito em minha vida, medo de amar Deus sobre todas as coisas.

Amar a Deus sobre todas as coisas.

Amar a Deus no próximo, através do nosso irmão. Temos que nos assemelharmos à Ele, e para isso nos temos que:

- Amar a todos

- A todos perdoar.

- A todos servir

- E a ninguém excluir

Santo Agostinho definia que o nosso amor por Deus é assim: "Um conflito entre dois amores: o amor de Deus impelido até o desprezo do amor de si." ou "o amor de si impelido até o desprezo do amor de Deus".

Quando fomos batizados nós nos tornamos cristãos. Isso quer dizer que nós não somos apenas amigos de Cristo, mas que estamos inseridos (fazemos parte) no seu projeto de salvação, de restauração.

Jesus Cristo veio para restaurar a vida das pessoas, da igreja. Ex: nas Bodas de Caná Ele transformou a água em vinho, deu vida ao filho da viúva de Naim, fez os cegos enxergarem, os surdos ouvirem, os coxos andarem, etc... Nós temos que a exemplo de Jesus Cristo restaurar a vida da sociedade.

E eu restauro a sociedade quando eu ajo com a consciência moral cristã, testemunho Jesus Cristo onde quer que eu esteja, quando luto contra os preconceitos racial, de cor, nível social.

"Deus só pede o nosso amor" - Leia Mt 22, 34-40

Durante varias semanas continuei essa reflexão e foi onde resolvi buscar no manual de vida dos seres humanos, lendo e relendo os ensinamentos que o próprio Cristo nos troce e a cada momento que me aprofundava nessa reflexão o silencio se tornava mais aconchegante e necessário. Vi que até minha forma de rezar não estava correta, pois sempre pensava só nas minhas necessidade e por mutas vezes me peguei em minhas lembranças em momentos que ao rezar em busca de soluções, pedia a Deus coisas tão superfulas e desnecessárias, Sempre queria minha vontade e por vezes até fazendo certos pedidos colocando a prova o poder de Deus, nunca questionava meus merecimentos, nuca pensava em minhas culpas, eu sempre era o coitadinho. Por qualquer coisinha la estava eu invocando o nome de Deus sem nem ter tentado resolver as situações, que por vezes dependia somente de atitude minhas; Aprendi então mais uma lição.

Não tomar seu santo nome em vão.

- Proíbe todo uso impróprio do nome de Deus.

- Respeito - consequência do amor

- Jurar usando o nome de Deus

O que era minha vida a não ser uma eterna correria, querendo sempre me mostrar melhor e superior aos outros, não tinha tempo nem para parar e dar um abraço sincero em alguém, todo meu tempo era voltado a mim mesmo, a meus interesses pessoas, o sagrado já não fazia parte de minha vida, e foi no silencio que comecei a perceber isso, mais que eu quem precisa de meu tempo é Deus, e é necessário eu ter um tempo, subir uma montanha e olhar para o céu deixando minhas coisas de lado para que Deus possa falar em meu coração e iluminar minha caminhada. Eu não tinha nenhum minuto sincero dedicado a Deus, onde o silencio me levou a ver a necessidade de ter um envolvimento e momentos de minha vida dedicados unicamente ao dono de minha vida, existem dias que não me pertencem e devo devolve los em ação de graças por minha vida a Deus que me Criou.

Guardar domingos e festas de guarda

- Assistir e participar das missas - um único dia para adorar e louvar a Deus.

E minha família onde ficava nesta historia.

Foi muito triste me lembrar de um fato especifico. Mesmo eu possuindo um carro novo na garagem, ninha mãe passou quase vinte anos sem visitar entes querido a apenas quatro centos quilômetros de distancia. Sem contar anos que vive sozinho sem dialogo, poe achar que eu era o certo, sem valorizar minha mãe que ainda tenho e nem o esforço de meu pai já falecido. Levado por disputas entre irmão, pela cizania espalhada por invejas e brigas que a nada levaram. Onde ficaram meus pais em minha historia de vida. O silencio me levou a ver isso e aprender duramente. Hoje não ligo mais para as opiniões de meus irmão em primeiro vem a escola e o amor a minha mãe e reconhecer que foi meu pai.

Honrar Pai e Mãe

- Respeito aos pais

- Obediência

- Diálogo

Na primeira parte da vida nós nos perguntamos qual o sentido daquilo que a gente fez, o que a gente é. Na segunda parte da vida nos temos à sabedoria. Na primeira parte nos devemos nos orientar pelos mais velhos porque eles têm a sabedoria e a experiência.

Por preconceitos bestas quanta gente matei, não dando a oportunidade de viver dignamente, não dando a mão aquele drogado que queria deixar as drogas, ao iguinorar o alcoólatra que apenas precisava de uma palavra amiga para não morrer de cirrose

A cada momento de reflexão, todo barulho começava a se dispersar, aqueles pensamentos meus que se encontravam em desordem começavam a tomar seu verdadeiro valor.

E o silencio tomou uma forma mais robusta quando pensei neste mandamento, pois os meus valores de vida foram questionados, minha fé me fez pensar o que é a morte real. E como matamos pessoas que nos rodeiam quando os afastamos de seus sonhos ou por viver mal nossa vida deixamos de ser a presença de Deus na vida delas ou de enxergar o Cristo que vive em cada um de nós.

Não matar

Só Deus tem o direito de tirar a vida

- Aborto

- Eutanásia

- Suicídio

- Homicídio

- matar as esperanças do outro.

Questionava ainda meu envolvimento com o outro, minha afetividade e sexualidade.

Quantas coisas busco na minha vida que nem que a inocencia e a pureza do olhar, do toque, do abraço foram perdendo espaço,

Ai o silencio começou a gritar em meu coração.

Não pecar contra a castidade

Integração correta da sexualidade na pessoa

- Namoro

- Se manter puro (corpo e alma)

- Relacionamento superficial dos jovens

Pensamento: Sempre que uma pessoa procura um prazer a curto prazo, vai ter um sofrimento a longo prazo.

E os verdadeiros valores da honestidade, propriedade, como ficaram de lado. Egoísta e levado por um modismo de uma sociedade que não pensa com os pensamentos do Cristo

Não roubar

- Apropriar-se do que não é seu

- Roubar a paz

Palavras mal ditas, desprezo, orgulho, inveja, insegurança. Na verdade o me esquecer que sou imagem e semelhança de Deus fez com que eu matasse muitas esperanças, muitas amizades, em fim matar até meus sonhos.

Quanta gente já matei, posso dize que até a mim mesmo e já matei, com minha negatividade, com minha vaidade, co minha linguá felina, com minha mania de auto-superioridade. Matar fisicamente não matei, mas moralmente, tanto matei como suicidei.

8 - Não levantar falso testemunho

- Matar com a língua.

- Desmoralizar

- Ter misericórdia com o próximo

Quando falar, falar com a pessoa certa, pedir a orientação do Espírito Santo.

Jesus disse: Não é o que entra pela boca que causa mal e sim o que sai da boca.

9 - Não desejar a mulher do próximo

- Respeito ao compromisso assumido pelos outros

- Matrimônio

- A importância da família

10 - Não cobiçar as coisas alheias

- Sermão da Montanha - Mt. 5, 1 - 12

"O SER tem que estar acima do TER

Assim percebi que o erro não está no outro e sim em mim que nunca havia observado com calma e a devida seriedade estas verdades tão antigas,

Fazendo então esta nova leitura a luz de Deus começo a entender como resolver minha vida, meus relacionamentos. O que preciso é:

O silencio

O tempo

Deus.

Se consigo silenciar meu ego e tenho coragem de parar por um tempo e me colocar diante de mim mesmo, Deus cuida de dar o rumo certo a todas as coisas e situações.

Viver é isso:

Dar condições para que o outro viva em paz , assim Deus pode dar a paz que nosso coração almeja.

Tudo corre bem quando caminhamos passo a passo no compasso de Deus.