Água: o ouro líquido

Água, o produto mais importante do planeta Terra, sem ela não existiria vida. Brasil é dono de 14% da reserva mundial de água, a usamos para praticamente tudo na indústria, nas lavouras e em casa. O aumento da temperatura mundial e a falta de cuidado dos agricultores ao utilizarem inseticidas, que agridem a natureza, prejudicam a água. Desde 21 de fevereiro de 1993 a Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas vem declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas.

O aumento da temperatura está influenciando toda a cadeia alimentar nos oceanos, um exemplo é um tipo de crustáceo que vive sobre o gelo do mar. O aumento da temperatura e o derretimento desse gelo influencia a diminuição dos crustáceos que servem como alimento para várias espécies de baleias. O aquecimento global e o derretimento das geleiras causam subida do nível das águas do mar, também altera rotas marítimas de animais, provocando destruição na linha costeira de vários países, incluindo o nosso. Estima-se que nos próximos cem anos uma subida média global do nível das águas do mar entre 9 e 88 cm devido aos gases de estufa que emitimos até agora e às prováveis emissões futuras.

Até quando a falta de água é boa para as pessoas? Talvez a única coisa boa seria sua maior valorização, fazer as pessoas perceberem o quanto elas jogam fora e o quanto elas precisão da água, sem pensar que para outros ela faltará. Na maioria das vezes as pessoas enxergam uma ilusão, se confundem achando que só por estar no Brasil, o país com a maior reserva de água doce do mundo, acreditam que podem desperdiçar como se a água jamais fosse acabar ou simplesmente faltar para nós. Sendo assim, não é somente o desperdício, mas também os gases de efeito estufa que causam agora e futuramente causarão falta de água não somente para os animais, mas também para nós.

Dia 22 de maio é o dia mundial da água. Você sabia que 97,5% da água do mundo é salgada, são os mares e da pequena porção que existe quase 30% é subterrânea e quase 70% é gelo, são as calotas polares. O que sobra metade são rios, nuvens e vapor, resultado para o direito do ser humano fica mesmo somente 0,0002% e o que nós fazemos: sujamos, poluímos, desperdiçamos e desmatamos as nascentes.

Pois bem, não há uma cura imediata ou um remédio, alguma solução rápida para falta de água ainda mais para o desperdício, o único jeito é preservando, cuidando e não gastando com coisas fúteis. O simples ato de fechar uma torneira que está pingando pode preservar milhões de litros de água. O que um preserva, o outro gasta!

Lucas Pregvir
Enviado por Lucas Pregvir em 01/12/2014
Código do texto: T5055145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.