A EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ENEM

'' Qual o problema de jogar lixo na rua se temos garis para isso?'' ou '' Não tem lixeira, então despejarei em algum lugar!''. Essas são as corriqueiras justificativas de uns cidadãos que desrespeitam as leis da cidadania do lixo e sua vitalíssima função na reciclagem.

A questão do descarte dos lixos, logicamente, está conectada com o consumismo. O avanço tecnológico, a diversificação do marketing, a globalização dos produtos são os principais responsáveis pela a alienação e a intolerância impostas aos consumidores. Estes, por sua vez, sequer se instruem, com olhar crítico, em busca da sustentabilidade ambiental e seus benefícios. Outrossim, não é notória uma participação efetiva da população na coleta de lixo e na reutilização dos produtos orgânicos.

Como agravante desta situação, nota-se a quantidade de aterros sanitários a céu aberto espalhados pelo país que pode causar inúmeras complicações - o aparecimento e a proliferação de doenças, a contaminação do lençol freático e rios e a poluição ambiental. Ou seja, efeitos colaterais, que, se não forem solucionados, poderão afetar tanto a biodiversidade das regiões como as comunidades humanas.

Logo, visto os aspectos mencionados acima, cabe à população rever o conceito de cidadania e e exercê-lo a rigor. Como? Participando e informando-se dos programas de reciclagem, de conscientização social e da gravidade que o lixo traz à sociedade.

Pedro Viegas
Enviado por Pedro Viegas em 30/08/2014
Reeditado em 06/04/2020
Código do texto: T4943680
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.