EM BUSCA DA ROTA PERFEITA

Tema: Diferentes são os meios de transporte, assim como as políticas adotadas pelo Estado para viabilizá-los. Que meio(s) de transporte deve(m) ser priorizado(s) para atender às necessidades da realidade brasileira atual?

A realidade brasileira vigente, tratando-se dos meios de transportes, vem enfrentando mudanças. As ferrovias - que foram a glória nos tempos de Barão de Mauá - perderam prestígio após a expansão progressiva das rodovias. Mas ainda assim possuem suas vantagens inerentes.

A malha ferroviária poderia estar ocupando o primeiro posto da mobilidade do país, se não fosse o descaso do Estado na década de 80 e o incentivo à criação das indústrias automobilísticas, em vez das ferroviárias. Até porque estas oferecem comodidade, velocidade, manutenção relativamente barata e não dependem dos fatores climáticos.

Nota-se, infelizmente, no quotidiano, crescentes vendas e circulação de automóveis, coletivos superlotados, congestionamentos e estradas inacabadas. Isto é, decerto, a praticidade está a favor do ferroviário, sistema eficiente, e não ao rodoviário, sistema deficiente.

Embora o governo esteja agindo, como nas obras Transcarioca e na compra de vagões chineses, o impacto positivo na população é fraco. Poder-se-ia haver, por parte das agências reguladoras, mais regulamentações e aperfeiçoamentos no sistema viário.

Logo, entende-se que falta organização no gerenciamento dos transportes; no entanto, a cooperação entre os sistemas público e privado seria de grande valia para a sociedade e o mercado consumidor.

Pedro Viegas
Enviado por Pedro Viegas em 31/05/2014
Reeditado em 06/04/2020
Código do texto: T4827099
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.