NOVOS TEMPOS

Tema: Manifestações concretas de afirmação ou de negação da autoestima dos brasileiros.

A autoestima da sociedade brasileira está ultimamente em baixa. Isto se deve a algumas mudanças comportamentais do brasileiro diante da inércia das autoridades frente a problemas corriqueiros que assolam o país – a saúde pública, o ensino acadêmico e o sistema político.

Percebe-se no governo brasileiro a pouca importância fornecida à saúde pública, desde o quesito infraestrutura ao tratamento com os pacientes. Ademais, a educação brasileira atravessa um período de problemas na formação de estudantes, na qualidade de instituições acadêmicas e na competitividade mundial. Tanto é que o Brasil é o único país sul-americano que não possui nenhum laureado ao prêmio Nobel; e ainda raramente existem incentivos financeiros em pesquisas científicas.

Outro agravante é a política do Estado, muitas vezes criticada pela população, por não contribuir com melhorias nas avenidas, em espaços culturais e no transporte coletivo. Conforme uma pesquisa da Epoch Times, 81% dos brasileiros acham partidos corruptos, sendo a maioria Congresso (72%). Com isso, as manifestações populares ganham força nas principais regiões do país, com intuito claro de transformar o Brasil em uma potência mundial, e consequentemente, numa população digna.

Por todos esses aspectos, entende-se que a autoestima do brasileiro pode se elevar se este pensar que é possível mudar o panorama do país. Participando ativamente na política, apoiando na educação de excelência e combatendo à inércia do sistema público de saúde. Só assim, passo a passo, que poderão haver transformações sociais.

Pedro Viegas
Enviado por Pedro Viegas em 19/05/2014
Reeditado em 06/04/2020
Código do texto: T4811632
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.