O que significa espiritualidade autenticamente cristã ?

A resposta curta é : seguir Jesus em todos o sentidos, ler com atenção os Evangelhos e colocar em prática os ensinamentos dele. Estamos falando, aqui, de espiritualidade cristã. Isso nos conduz a seguinte reflexão : há diferença entre religião e espiritualidade ? Religião é o caminho pelo qual você segue a sua fé. Espiritualidade é muito mais, pois é a forma com a qual você pratica e vive a sua fé.

Há inúmeras pessoas que têm religião, mas não conhecem espiritualidade. Assim como há muitas pessoas que agem de forma espiritual sem estarem vinculadas a qualquer religião. E isso é fácil de se encontrar no cristianismo. Por que ?

Infelizmente, porque a espiritualidade cristã sofre o impacto de vários fantasmas criados ao longo da história. Em geral, os cristãos acreditam que a vida espiritual tem a ver com renuncias ao cotidiano, é a negação da corporeidade, da matéria, da sensualidade, da sexualidade, enfim, a espiritualidade é um rol de “proibições” e negações à vida. Assim, muitos preferem ficar na religiosidade como meros espectadores.

É preciso exorcizar velhos fantasmas que nos foram impostos pelo dualismo grego : corpo/alma, espírito/matéria, divino/humano, religioso/profano, eterno/temporal, e outros “bichos”.

Se os cristãos conseguissem entender e perceber que enquanto a religião escraviza, a espiritualidade liberta. A religião é parte do humano, enquanto a espiritualidade é integrante ao divino. A religião fecha portas, a espiritualidade abre portas. A religião nos conduz a olhar para dentro de nós mesmos, a espiritualidade nos faz olhar para os nossos semelhantes, a relevar a alteridade. A praticar o amor ao próximo.

O que é espiritualidade cristã ? É viver segundo o Espírito. Essa espiritualidade só exige uma coisa : coerência com Jesus e seus Evangelhos. Se você segue Jesus apenas no que lhe interessa, não há nisso nenhuma forma de religiosidade e muito menos de espiritualidade. Óbvio !

A espiritualidade cristã é seguir a pessoa de Jesus. E seguir Jesus é tarefa libertadora, isto é, não estar “amarrado” a ninguém e sim estar plenamente disponível à Ele, tão somente à Ele.

Jesus disse : “- deixo-vos um só mandamento; amai-vos uns aos outros como Eu vos amei (Jo 15,12)”. Este é o espírito da espiritualidade cristã !

 

 

Leandro Cunha

maio/14