PÉROLA REDACIONAL DO ENEM

Esse foi o tema do ENEM 2013... Observem o nível de um determinado candidato:

EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA NO BRASIL

"A plantação no Brasil é realmente algo de muita dificuldade devido as questões da seca. Não precisa nem da lei porque as plantações secam mesmo e o que precisa realmente é de muita água. As legislações não conseguem resolver esse fenômeno que é recorrente e que causa a secura nas aridezes principalmente nordestinas as quais venhem sendo observadas desde que o homem começou a plantar cana de açúcar para chegar até a fabricação da cachaça. Tem algumas pessoas que acham que não podem viver sem bebida. Essa é outra interpretação do fenômeno das chamadas lei seca que proíbe algumas vezes o homem de conviver com suas dificuldade sem precisar de ficar bêbado. Não poder beber pode ser um problema a mais, uma vez que o povo não pode viver sem alguma ilusão. A lei é necessária, mas não a seca. Outra coisa: quando não se implanta não se pode colher. E a seca é prejudiciária às implantações. Minha avó já dizia: tudo o que se implanta aqui se colhe. A lei seca só poderá piorar tudo, pois a plantação sem essa tal lei poderá ficar melhor. Sem implantação a fome miserável poderá secar tudo. Ou então o homem vai ter que beber muito pra esquecer tudo isso de vez. Na verdade, não precisa de lei seca, mas é de chuva. Tomara que chova muito para se evitar essa tal de lei seca."

José de Castro
Enviado por José de Castro em 30/10/2013
Código do texto: T4547974
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.