SAUDÁVEIS DISCORDÂNCIAS

Tema: Relação entre gerações da internet e do papel.

Orientação: Relacionar formas pelas quais as gerações coexistem.

Gerações são passíveis de mudanças e divergências. Entretanto, qualquer delas contribui para a progressão da sociedade em variados campos - na ciência, na política, na cultura e nos meios comunicativos e entre outros. Aliás, interligam-se propondo novos modos de pensar, agir e idealizar.

Desta maneira, toma-se um exemplo contemporâneo - o das tecnologias digitais. Elas são as '' criaturas'' deste novo mundo cada vez mais globalizado e necessitado de mentes adaptadas às suas funções; mormente a mocidade. Neste caso, os bem adultos e idosos - acostumados à vida juntos aos clássicos meios comunicativos como o aparelho de rádio, jornais impressos e cartas - são tratados inferiormente em torno da modernidade deste século. Mas, nada os limita de expor seus saberes de relevantes períodos da história( Segunda Guerra Mundial e Ditadura Militar no Brasil) como forma de realimentar e repassar recordações de suas gerações aos herdeiros.

Além do mais, é sempre importante o valor da mutualidade e manutenção dessas gerações. Mesmo as interações mais simples podem se beneficiar de novos conceitos. A geração tecnológica pode mostrar as vantagens de uma comunicação eletrônica lépida e eficaz; já os amantes do papel ensinaram a intimidade, o conteúdo e a eficiência de uma epístola ou poema manuscrito. Isto é, não há melhores ou piores.

A adolescência do momento e adulta amanhã deve conservar este tempo em prol de uma sociedade, igual ou superior, enraizando a importância dos livros em papel, o uso consciente da internet e as relações sociais diretas.

Por isso, é de suma importância a coexistência de experiências, o compartilhamento do período vivenciado e o reconhecimento de cada marca de uma geração, para que tais gerações continuem se renovando, num movimento de construção e desconstrução.

Pedro Viegas
Enviado por Pedro Viegas em 20/10/2013
Reeditado em 06/04/2020
Código do texto: T4533153
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.