Metáfora da Engrenagem
Num vilarejo morava um mecânico chamado Messias.
Seu Messias era um senhor de idade e morou toda sua vida naquele lugar, sempre foi amado e respeitado por todos e àquela altura queria retribuir tudo isso.
Numa tarde, consertando um relógio de parede, Seu Messias teve uma ideia e não hesitou colocá-la em prática, para isso resolveu fechar por um tempo seu negócio.
Semanas depois reabriu sua oficina e colocou uma faixa dizendo:
DESAFIO “A PEÇA PERFEITA” PARTICIPE E CONCORRA A UM PRÊMIO VALIOSO.
Não demorou muito para a notícia se espalhar e formar uma grande fila na oficina.
Para cada interessado Seu Messias entregava um kit com o material necessário e um manual de instruções. Na capa do manual estava escrito A ENGRENAGEM.
Cada qual, pensando no prêmio corria para casa, se isolava e tentava criar a tal peça perfeita. Depois de quebrar a cabeça e entender que seria impossível criar individualmente uma peça que dependesse das demais, um a um ia à procura do Seu Messias que com muita alegria e satisfação explicava:
_ É, realmente sozinho não se monta uma engrenagem, são peças que precisam estar em harmonia, em sintonia, uma depende da outra para o seu perfeito funcionamento, agora vamos aguardar que todos tenham essa sua percepção para então montar a nossa engrenagem.
Enfim, quando o último foi procurar o mecânico, ele reuniu os habitantes e juntos construíram peça a peça, todas em perfeita simetria para que a engrenagem fosse montada e funcionasse.
Depois de todo trabalho, um dos moradores resolveu perguntar:
_ Seu Messias, tudo bem, nós entendemos que uma peça depende da outra para o funcionamento, mas e o valioso prêmio prometido?
O mecânico então colocou a engrenagem para funcionar e depois de minutos observando, a apontou e disse:
_ Aqui está o prêmio, olhe e perceba como funciona, existe um mecanismo como esses dentro e fora de vocês.