A liberdade e os limites éticos

A liberdade na visão lógica da filosofia é caracterizada como uma ideologia de autonomia, a qual o homem vem buscando definir e alcançar ao longo da história para melhor viver. Com as transformações dos conceitos e dos ideais, a liberdade, nos dias atuais, acaba por se tornar ilusória, ao ser interpretada como ausência de submissão, acarretando assim a falta de emprego de ética.

Pelo fato de ser uma questão fundamental para a humanidade, a ética demanda de princípios extremamente limitantes que orientam o comportamento e o caráter de cara homem, enquanto a liberdade, por sua vez, implica num poder de agir de acordo com a própria vontade. Em outras palavras, há certa divergência entre ser livre para fazer o que quiser e ser ético e fazer o bem ao invés do mal devido a esses fatores limitantes provenientes da ética.

Tais limites éticos, isto posto, acabam levantando seu próprio significado para a liberdade: conjunto de direitos de cada indivíduo para pensar e fazer tudo quanto as leis permitem. Num convívio coletivo, o homem deve agir de modo que respeite os códigos morais impostos em busca de uma convivência harmoniosa, como as regras de uma escola ou qualquer ambiente que a pessoa frequente, as normas de conduta no trânsito, os mandamentos de uma religião ou até mesmo a ordem de uma autoridade, isto é, a liberdade se enquadra dentro dos limites dos valores morais e de certa forma, deixa de ser uma liberdade total e completa.

No entanto, não são apenas externas as causas que restringem a libertação com a moral. Vendo por outro lado, o domínio do instinto humano também influencia no modo como ele se comporta. O ser - humano, querendo ou não, é tanto de maneira natural quanto psicológica prisioneiro de seus sentimentos, suas angústias, seus medos, vontades e paixões, por isso suas atitudes podem ser influenciadas pelos instintos além do meio de convivência, ou seja, fatores que determinam a única e possível forma de se alcançar o livre-arbítrio que é a capacidade de escolher qualquer coisa, tendo em mente as consequências dessas escolhas.

Diante disso, sempre existirão limites impostos pelo convívio em sociedade e pelos instintos advindos do próprio homem, pois tudo está submisso à ética, assim como o simples voo de um pássaro, considerado símbolo de liberdade, está submetido às leis da física. Antes de reivindicar o direito de ser livre, é necessário ser ético para se utilizar da liberdade da melhor forma, pois ela é um conceito utópico e muito subjetivo, portanto cada um, com seus valores morais, possui sua própria concepção acerca de liberdade e de como alcançar aquilo que o indivíduo acha que o tornará livre dentro da ética.

Suzannah Harrison
Enviado por Suzannah Harrison em 07/10/2013
Reeditado em 30/09/2015
Código do texto: T4515219
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.