Superação apesar dos obstáculos

A superação de limites faz parte da natureza humana da formação de caráter de qualquer cidadão. As pessoas portadoras de necessidades especiais são ainda mais relutantes quanto às exigências de um êxito. São muitos os empecilhos que os portadores precisam enfrentar no dia-a-dia. Há um desafio tanto por parte deles, quanto por parte da família e das pessoas em geral na busca por uma agradável convivência com as deficiências que muito incomodam.

No entanto, essas distinções, ocasionalmente, quando não aceitas e compreendidas pelo grupo social que o deficiente se envolve, fazem com que esses portadores sejam discriminados, excluídos ou tratados de maneira agressiva, sem respeito. Eles, por sua vez, além de terem que enfrentar preconceito e falta de recursos, que auxiliem em suas necessidades especiais, precisam defrontar psicologicamente com sua diferença, principalmente quando estas são causadas por algum acidente. O trauma causado nesses casos, às vezes, é tão impactante que a pessoa se conforma com as objeções de suas necessidades, como um luto pessoal e simplesmente desistem de chegar aos confins de seus limites.

Por outro lado, há alguns portadores de determinadas síndromes ou deficiências que, apesar delas e de serem desprezados, conseguem superar limites inimagináveis, como o físico Stephen Hawking que, mesmo tendo esclerose lateral amiotrófica, contribuiu para a ciência e conquistou sucesso mundial.

Ultrapassar barreiras é fundamental para a aquisição de respeito, ainda mais quando se tem mais dificuldades do que a maioria, como no caso dos portadores. Saber lidar com isso é um desafio tanto para eles quanto para toda a sociedade com intuito de inseri-los no mercado de trabalho e escolas, criando oportunidades como as paraolimpíadas, promovendo assim, maior estímulo para a superação de limites e reconhecimento valorizado dos portadores de necessidades especiais.