Fim do mundo: o temor do desconhecido

Desde os primórdios da humanidade, o ser - humano possui certa preocupação em procurar um sentido para tudo e que seja aceito sem questionamentos. Contudo, quando não o encontra, o homem, comumente, apela a hipóteses que sugerem seu medo do desconhecido. Pode-se dizer que a teoria de um fim para o mundo é a que mais confirma esta inquietação.

Princípios científicos, religiosos, sobrenaturais e ideológicos são os fundamentos que levam as pessoas a crerem em rumores que tratam a fim do mundo como um fato. A mídia e a tecnologia, hoje em dia, possuem um papel relevante nessa crença como o filme de Hollywood, 2012; e as notícias de mudanças sucedente em todo o planeta, facilmente acessadas e que podem ser interpretadas como fatores de um possível apocalipse.

No entanto, algumas pessoas não-inteligíveis se deixam influenciar por certas informações que propõem o fim do mundo e tomam isso como verdade para suas vidas. Visando o lado psicológico, o home criou este fenômeno intitulado fim do mundo com o intuito de suprir-lhe seu descontentamento com a vida criando uma morte coletiva, pois, em épocas de crise, cada vez mais pessoas acreditam nessas profecias e o comportamento dos fiéis se agrava, podendo até sair do controle e gerar pânico como alguns casos de construção de abrigos, reserva de alimentos, suicídio.

Já foram muitas as especulações sobre o fim do mundo. Algumas delas chegam a determinar a maneira correta que ocorrerá, Poe exemplo, catástrofes naturais, terremotos, erupções vulcânicas, invasões alienígenas, tsunamis. Outras também definem a data de validade para a Terra, por exemplo, 21 de dezembro de 2012, dia proposto pelos Maias, povo mesoamericano pé-colombiano. Entretanto, até o momento, todas as especulações se mostraram equivocadas e até mesmo, precipitadas, pois não existem bases concretas para uma afirmação convicta.

Atualmente, diversas alterações estão acontecendo em todos os países: crise econômica nos desenvolvidos, crescimento dos subdesenvolvidos, queda de líderes ditadores no Oriente, escassez de recursos naturais como água e petróleo em alguns locais, acentuado avanço tecnológico na comunicação. Algumas teorias que vem surgindo definem tais alterações como evidências de um hipotético fim do mundo.

Com todas essas mudanças ocorrendo em todo o planeta, a sociedade deve procurar um meio de se adaptar a elas, da mesma forma que ocorreu após a Guerra Fria e o estabelecimento de uma Nova Ordem Mundial, de modo a manter uma civilização pacífica e desenvolvida, evitar um possível fim do mundo e combater seu temor por aquilo que é incógnito, encontrando assim, sentido para um dos diversos questionamentos da vida.