Fumo passivo

É proibido fumar

Parar de fumar, é anti-câncer

Fumar faz mal

Se você é usuário do cigarro, mas que gostaria de se livrar dessa difícil dependência, qualquer que seja o grau ou o tempo de envolvimento, mesmo do tipo fumante radical, aquele que tem o hábito de fumar um cigarro atrás do outro, fazendo por qualquer motivo e em qualquer hora e lugar, apesar do exagero, saiba que nem tudo está perdido. Anime-se, mantenha o otimismo, para tudo sempre haverá uma saída. Seja voluntário. Mas, se o fumante que pretende largar o vício, se num dado momento encontrar um quadro de dificuldade e muita resistência, ainda assim não é motivo para desespero, porque de tudo se pode tirar uma lição de vida e que do “nada” é que se pode obter melhores vantagens, pois nas desvantagens é que as pessoas se tornam mais criativas e as soluções emergem com naturalidade. Toda resistência desperta para uma vontade de superação, basta nunca desanimar. Saiba que muitos já ganharam esta guerra. Deixar de fumar é um investimento de futuro e uma grande dádiva, uma verdadeira graça. Mudar é sempre salutar. Se vai encontrar dificuldade, sem dúvida existirá, porém, é sabido que “vencer é só o princípio e perder é um recomeço”. Faça uma tentativa ímpar, estabeleça um trato positivo consigo mesmo, “vou esquecer o cigarro”, porém, não se precipite, não pretenda mudar o cenário de um dia para o outro, pois não se constrói sem alicerces. Vá reduzindo as doses de nicotina gradualmente para que o seu organismo saiba interpretar o seu comando, reagindo positivamente. Como fumante não se sinta diferente, pois a maior parte das pessoas carrega consigo, um tipo de vício qualquer, sendo a maioria tão prejudicial ou pior do que o vício de fumar. Procure ajuda médica, pois um profissional da área pode tornar a abstenção menos drástica e já será uma boa ajuda. Reúna o maior número de informações sobre o tabagismo. Pesquise e leia tudo a respeito dessa dependência sem qualquer preconceito e não se intimide pelos resultados sobre o elenco das doenças e suas complicações e nem pelos números das frias estatísticas que o mundo dos pesquisadores e estudiosos reserva para o conhecimento de todos, alertando para a necessidade de uma mudança de vida o quanto antes. Conhecer o assunto e os conflitos com profundidade é muito válido e louvável. Converse também com quem já se livrou do cigarro. Se o seu desejo é vitória, conheça a sua capacidade de resistência para enfrentar o adversário. Ninguém vence sem conhecer a si nem ao inimigo que neste caso é o cigarro. Seja sempre otimista faça uma análise do seu grau de dependência e as implicações para a saúde, programe-se, prepare-se emocionalmente, estabeleça metas a alcançar dentro dos períodos e sem muita pressa, pois o mais difícil de uma caminhada é o primeiro passo. Se der um passo incerto, retorne e recomece como procedeu logo no início. Com pensamento positivo, força de vontade, determinação e sempre com coragem para enfrentar a realidade, a todo tempo e em qualquer grau de dependência, é possível superar as crises do tabagismo já no dia seguinte, basta ter sempre fé e coragem para não desistir e resistir às tentações e aos desafios a cada impulso e desejo de fumar. A princípio é necessário o afastamento gradual de alguns dos hábitos, de certas amizades e de muitos ambientes, substituindo por paradigmas que conduzam a uma vida saudável, para não despertar para o vício. A impaciência é um estado de ânimo já esperado, mas de fácil superação, procurando preencher o vazio. Evite ociosidade, mantenha-se ocupado e repouse o quanto for necessário. Pratique atividades físicas de sua preferência e exercite trabalhos manuais e domésticos, participe de Cooper, cavalgue, faça pequenas viagens, pesque, contemple a natureza, crie um animal de estimação, ande de bicicleta, jogue partidas de xadrez, participe de serviços voluntários, frequente um templo para orações, tenha um hobby, exercite um esporte, dance, pratique jardinagem, pinte ou desenhe para expressar a sua nova vida. Música, concentração, leitura, um bom esporte e o hábito de escrever contribuem para um amanhecer cheio de glória e torna a pessoa mais leve, plena de inspiração e feliz consigo própria. Leia poesia, tente declamar. Escreva suas memórias que são lindas. Tenha sempre um livro na cabeceira da sua cama. Isto é um despertar para uma mudança. Ninguém pode desistir e nem se espelhar no desânimo de outrem. Não deve retroagir mesmo que possa encontrar alguma barreira, pois toda resistência deve ser um fato esperado, siga sempre em frente, talvez no começo possa até ficar indeciso por algum momento, mas isto faz parte da conquista de cada dia e de cada objetivo. Superar este momento é que faz a diferença. Valorize e comemore a vitória diária, fazendo comparação com seu estado de saúde quando tomou a iniciativa de mudar de vida. Se achar conveniente faça um diário. Quão bela foi a iniciativa tomada para se libertar do fumo. Sinta-se vitorioso. Essa conquista ainda que parcial nos remete à beleza dos versos da poesia “Meus Oito anos” de Casimiro de Abreu: ...” Que aurora, que sol, que vida” ... Aproveite para conhecer esta poesia completa. Concentre-se na sua obstinação, resista e tenha muita esperança em tudo aquilo que praticar. Tudo que fizer, faça com bom humor e sem reclamar, mesmo que não seja do seu particular agrado. Observe com profundidade e admiração as pessoas e tudo que está em sua volta. Muitas delas vibram e até participam dessa mudança e no silêncio já lhe chamam de herói pela força de vontade e pelas conquistas alcançadas. Aprenda mais a ouvir. Veja que todos que lhe cercam só desejam o seu triunfo. Valorize mais aquilo que julgava secundário, mas que é producente e importante para muitos. Nas horas difíceis, também reconcilie-se consigo mesmo. Não se condene pela inserção do mundo dos vícios, mas tenha a convicção da sua responsabilidade para a reversão do quadro. Em qualquer situação mantenha sempre a harmonia e cultive a simplicidade. Nunca esquecer de que é necessário conquistar alguém para acompanhá-lo nestes sinuosos caminhos, sozinho não se chega a lugar nenhum. Busque confidente e confesse as suas dificuldades, isto também lhe engrandece e lhe dá força e alma nova, enquanto isto, torne públicas todas as conquistas, ainda que pequenas. Sempre agradeça a Deus e seja uma pessoa de fé. Continue sendo agradável, cultive a bondade e seja sempre grato, pois a gratidão deixa as pessoas mais leves e capazes de alcançar objetivos. Que o final seja feliz e que Deus seja louvado.