Uma Visão Sobre o Português e o Mineiro.

Vocês já observaram bem o mapa de Portugal? Então olhe.Parece um filé ou bife que está sendo empurrado para o mar pela Europa.A Ibéria o cerca de todos os lados ajudando a empurrar.Não houve escapatória.A única saída é o Mar! E assim se formaram os Audazes Navegantes,os Intrépidos Conquistadores,os Malucos Marítimos que se lançaram mar afora em busca do Desconhecido.Imagine um barco de uns 30 metros+- à solta por este marzão de Deus sem GPS e sem saberem onde iam chegar,O mundo,naquela época era quadrado,então,após certas milhas haveria um abismo colossal com monstros inimagináveis.E os *Marenautas*se foram na fé e na coragem para descobrir um Mundo Novo para Inglaterra e Holanda tomarem posse.A população de Portugal era pequena para povoar tudo o que foi descoberto.Os ingleses sempre foram e são Abutres..E como o Português conseguiu chegar a certos lugares tão distantes?Simples...os árabes que habitavam o sul da península Ibérica passaram aos Lusos cartas náuticas advindas lá da Índia,quiçá,China. E lá foram Eles em busca de um Eldorado. Ah! Além das cartas náuticas passaram tambem instrumentos de navegação ,novidades na época.E os Portugas deixaram o Pezinho deles em todo o mundo,tanto que até hoje no Japão se fala *Pan*,uma comida dos estrangeiros.Eta povo aventureiro! E Minas o que tem a ver com isso? Tudo...Quando da descoberta de ouro pelos Paulistas do Vale do Paraíba em terras além da Mantiqueira,lá pelas bandas do Tijuco,a portuguesada veio em massa para a região das Alterosas.Inundou de bacalhau e sardinha as terras ao norte de SP.Para lá tambem foram os negros porque os lusas não sabiam procurar ouro,então......os negros resolveram a questão.Em Portugal,o português estava sendo empurrado para o mar; em Minas,o português se enfiou nos profundos grotões para tentar se enriquecer.É o espírito aventureiro no sangue!!! E o portuga foi ficando.....ficando...se miscegenando,miscegenando,daí surge o mineiro!!! Eureka!!! Quando as tropas de El-Rey chegavam para cobrar a parte que Lhe cabia,o português/mineiro esperto escondia boa parte do ouro que conseguira.O português/mineiro estava sempre desconfiado,pensando que alguem o vigiava.Até prá comer era desconfiado.Comia na gaveta,ou seja,na gaveta da mesa,pois assim que chegasse alguem,fechava a gaveta para não mostrar riqueza.O Portuga que tinha um horizonte infinito a sua frente,passou a se fechar não tendo mais horizontes pela conformação geográfica em Minas.Só montanhas,montanhas e montanhas.Aí ,quando encontraram um cantinho mais aberto deram o nome de Belo Horizonte.E desse amálgama nascem figuras ímpares em vários ramos de atividades.Vá para Minas e confira o que digo.E coma bastante queijo,principalmente da Canastra,nascente do Sào Francisco.

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 03/12/2012
Código do texto: T4017123
Classificação de conteúdo: seguro